Segunda-feira, 10 de Agosto de 2020
Congressos

II Jornadas de Língua Portuguesa decorrerão na cidade do Mindelo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Cabo Verde

Chamada para trabalhos, Língua, Literatura

II Jornadas da Língua Portuguesa
Práticas de Escrita
Percursos didáticos e literários

Mindelo, 2 a 6 de novembro de 2020

 

As II Jornadas da Língua Portuguesa no Mindelo são organizadas pelo Camões- Centro de Língua Portuguesa no Mindelo, em parceria com a Universidade de Cabo Verde e a Delegação do Ministério de Educação de São Vicente e são financiadas pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Nestas II Jornadas da Língua Portuguesa haverá lugar à apresentação de comunicações que deem conta de investigação realizada, de estratégias levadas à prática e de projetos desenvolvidos no quadro do tema geral “Práticas de Escrita | Percursos didáticos e literários”.

Num ambiente escolar e universitário com cultura de investigação, experimentação e inovação, as II Jornadas da Língua Portuguesa surgem como um momento de encontro e de reflexão colaborativa, conciliando abordagens teóricas e práticas pluridisciplinares com a complexidade da produção escrita.

Uma reflexão sobre a escrita e as suas particulares condições de produção, na academia e para além dela, parte, necessariamente, das diferentes dimensões já identificadas por professores e investigadores. Trata-se de uma prática complexa, afetada por fatores de natureza muito diversa, conteúdo escolar e académico encerrando um elevado grau de dificuldade e, simultaneamente, instrumento transversal ao curriculum, determinante para o sucesso escolar e académico com implicações no desempenho dos estudantes em termos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento.

Entidade sócio discursiva, forma de ação social, descrito tantas vezes como trabalho árduo e solitário, não raras vezes produtor de inibidoras sensações de fracasso, o ato de escrever é também o ato de falar a uma multidão falando sozinho, prazeroso momento de liberdade e de criatividade, capaz de “tornar verdadeira a verdade” (Herberto Helder) e de “reproduzir o irreproduzível” (Clarice Lispector).

Pretendemos, por isso, articular uma abordagem reflexiva de partilha de experiências e práticas pedagógicas, de discussão e adoção de hipóteses de trabalho, estratégias, procedimentos e recursos didáticos, com práticas de mediação literária, oficinas de escrita criativa, encontros com escritores e editores.

Assim, convidam-se professores, investigadores, formadores, dinamizadores, editores e escritores a apresentarem propostas de comunicação que se enquadrem nos seguintes temas e subtemas:

  1. Práticas de escrita em contexto escolar e/ou académico:
    • Condições de produção escrita e características formais (competência linguística e competência comunicativa; heterogeneidade composicional dos textos escritos; dicotomia norma/uso).
    • Metodologias pedagógicas e ferramentas didáticas.
    • Modalidades e instrumentos de avaliação da produção escrita.
  2. Práticas de escrita em ambiente digital:
    • Multiplicidade de usos que as tecnologias digitais podem assumir no quadro de uma didática da língua orientada pelos princípios do plurilinguismo, do multiculturalismo e do socio construtivismo.
    • A escrita colaborativa em espaços digitais e a criação de e-books.
  3. Práticas de escrita em diálogo interdisciplinar:
    • A escrita como aprendizagem multirepresentacional.
    • Escrita e domínio da abstração, simbolização e associações transmodais.
  4. Práticas de escrita e representações culturais.
    • Potencialidades do texto como construção histórica, social, cultural e linguística.
    • Educação e comunicação intercultural.
    • O mérito do conteúdo e a qualidade da forma.
    • Práticas de mediação literária.

 Modalidades de apresentação:

  • Apresentação individual de artigo;
  • Oficina de criação / apresentação de conteúdos pedagógicos.

O programa contempla conferências e painéis com debates; apresentação de comunicações, momentos práticos de reflexão e partilha em oficinas de formação.

Normas de submissão das propostas:

  • Os resumos das propostas de trabalhos a apresentar nas II Jornadas da Língua Portuguesa no Mindelo devem ser enviados até ao dia 5 de setembro de 2020 para o e-mail: clp.mindelo@gmail.com.

Os resumos das propostas de comunicação devem contemplar uma breve biografia do autor; a descrição do trabalho/projeto a apresentar (máximo de 1500 caracteres); informação sobre o contexto em que foi desenvolvido e os resultados alcançados.

As II Jornadas da Língua Portuguesa abrem também as portas à apresentação de novos materiais pedagógicos em Língua Portuguesa (livros, manuais, ferramentas didáticas, plataformas digitais, entre outros). Para apresentação ou inclusão deste material no encontro, deve enviar uma breve descrição para o e-mail clp.mindelo@gmail.com até ao dia 15 de setembro de 2020.

Fonte: Camões, I.P.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas