Sábado, 26 de Setembro de 2020
Congressos

II Encontro Nacional de Filosofia no Amapá | Chamada para trabalhos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Filosofia

O II Encontro Nacional de Filosofia no Amapá (ENFA) e o nascente Encontro Nacional Investigação Filosófica (ENIF), organizados pela Universidade Federal do Amapá e pela Universidade do Estado do Amapá, acontece de 16 a 21 de novembro de 2020. Os investigadores interessados em submeter trabalhos têm até 30 de setembro de 2020.

O evento visa a reunir estudantes e pesquisadores na área da filosofia, a fim de estabelecer um momento de apresentações e debates por ano, na semana do dia internacional da filosofia  O ENFA é importante para o Amapá, pois a filosofia é um desenvolvimento recente em suas universidades, e o ENFA promete um estímulo à pesquisa, ao construir redes de relacionamento acadêmico entre pesquisadores e estudantes, de dentro e de fora do Amapá. O encontro de graduandos e pesquisadores tem a vantagem de estimular a integração entre os diversos níveis de investigação acadêmica e, de modo geral, a pesquisa em filosofia em nível de graduação e de pós-graduação.

Este ano (2020), o Encontro Nacional de Filosofia no Amapá (ENFA) se junta ao nascente Encontro Nacional Investigação Filosófica (ENIF). O ENIF é um encontro para que o Grupo de Pesquisa Investigação Filosófica (GPIF-UNIFAP / DGP-CNPq) possa mostrar ao público interessado o andamento de suas pesquisas. Tal grupo é constituído de 19 pesquisadores em filosofia, de muitas universidades brasileiras, e ele existe extra-oficialmente desde 2010 e oficialmente desde 2019. Dentre as produções do grupo, podemos ressaltar (i) o Periódico Acadêmico Investigação Filosófica (UNIFAP), (ii) a Série Investigação Filosófica, publicada pela Editora da UFPel, de traduções de verbetes da Stanford Encyclopedia of Philosophy e de outras plataformas internacionalmente reconhecidas; (iii) o Canal Investigação Filosófica, de vídeos e podcasts em filosofia (a ser lançado em setembro) e (iv) os inúmeros artigos acadêmicos, resenhas, livros e ensaios que seus membros vêm publicando ao longo dos anos, cujos links se encontram no Blog Investigação Filosófica.

Seus membros permanentes são professores, doutores e doutorandos em filosofia de vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro (UFRJ, UNIRIO, UFF, CPII), Minas Gerais (UFOP, IFTM, UFMG, FDLM), Paraná (UNICENTRO), Santa Catarina (UFSC, UNISUL), São Paulo (UNICAMP) e Amapá (UNIFAP). A união desses encontros será formada tanto por palestras dos membros do GPIF e de convidados quanto por comunicações submetidas ao ENFA.

Enquanto durar o isolamento social, o encontro será realizado online, e não presencialmente, mas seguirá um modelo diferente dos webnários realizados na maioria dos encontros online. As palestras (40 a 60 minutos) e comunicações (20 a 30 minutos) serão gravadas anteriormente e terão uma estreia na página do Youtube do ENFA, junto com um bate-papo por chat ao vivo com o pesquisador. Findo o bate-papo, os participantes ainda poderão enviar perguntas, na forma de comentários na página, durante todo o dia da estreia. As perguntas desse dia serão respondidas no dia seguinte, por meio de outro vídeo feito pelo palestrante ou comunicador.

O encontro terá 5 dias ativos e 1 dia passivo. Nos dias ativos (segunda a sexta), há novos vídeos de palestras, vídeos de respostas e participação do público; mas no dia passivo (sábado) há apenas a postagem de vídeos de respostas, mas não vídeos de novas apresentações. O dia passivo serve como um descanso e como um meio de o ouvinte ter mais tempo para atingir a carga horária de 20h, caso queira requisitar o certificado.

Mais informações através do e-mail enfa.filosofia@gmail.com e na página do II Encontro Nacional de Filosofia no Amapá.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas