II Encontro Internacional Escritas do Corpo Feminino: acolhimento e resistência ao sofrimento psíquico
Início: ⋅ Fim: ⋅ Países: Brasil
O II Encontro Internacional Escritas do Corpo Feminino: acolhimento, e resistência ao sofrimento psíquico tem por objetivo promover diálogos que proporcionem acolhimento, discussão e combate do sofrimento psíquico de mulheres, a partir de textos narrativos e poéticos das literaturas de língua portuguesa (Brasil, África e Portugal) – sobretudo das literaturas afro-diaspóricas e africanas – em diálogo com outras áreas do conhecimento, como a psicanálise, a filosofia, a história, a sociologia e outros campos das ciências humanas que se proponham a refletir sobre a temática em questão.
A partir da produção literária de autoria feminina, em diálogos interdisciplinares, com destaque para a psicanálise e para saberes e vozes que visibilizam o sofrimento psíquico feminino, tanto em manifestações literárias (textos narrativos e poéticos) como em outros campos, seguimos acolhendo reflexões que privilegiam movimentos emancipatórios protagonizados por mulheres contra diversos mecanismos de opressão. Os estudos de textos literários contribuem para denunciar, desconstruir e reconfigurar o lugar subalterno e de sofrimento imposto às mulheres, sobretudo quando se trata de vozes de países que foram colonizados.
Nosso principal objetivo é ampliar, tanto quanto possível, a discussão sobre como a escrita literária de autoria feminina vem promovendo reflexões sobre o adoecimento psíquico e seus efeitos e complexidades na contemporaneidade. Articulando questões que abarcam a problemática sobre território, corpo e poder, abre-se espaço para a escrita literária como performance e práxis de cidadania e ação política. O corpo protagonista da mulher, encenado em produções artísticas, problematiza e ilumina estratégias de subversão que buscam questionar as estruturas de poder na sociedade.


