II Congresso Internacional Periodismo Republicano: resistências e correlações
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
No âmbito do centenário da morte de João Chagas, a Hemeroteca Municipal de Lisboa e o Centro de História da Universidade de Lisboa organizam o II Congresso Internacional Periodismo Republicano: resistências e correlações, que terá lugar no dia 5 de dezembro de 2025, na Fundação Mário Soares e Maria Barroso.
O encontro convida a comunidade académica a apresentar propostas de comunicação dedicadas ao estudo do periodismo republicano em múltiplas perspetivas: os diferentes tipos de imprensa, a sua relevância em contextos nacionais e internacionais, protagonistas e aspetos decisivos para a compreensão deste fenómeno.
Entre os principais eixos temáticos propostos, destacam-se:
-
Relações diplomáticas e dinâmicas de poder;
-
Revoltas, conspirações e sublevações;
-
Diferentes modelos de República;
-
Vivências jornalísticas e memorialismo;
-
Diálogos e redes transnacionais;
-
Periodismo republicano estudantil;
-
Divulgação científica;
-
Resistência e exílios;
-
Contextos coloniais;
-
Periodismo republicano nas províncias.
As propostas, com um máximo de 200 palavras e três palavras-chave, devem ser acompanhadas de um CV sintético (até 300 palavras) e da afiliação institucional. O envio deve ser feito até 10 de novembro de 2025 para o email: periodismorepublicano@gmail.com.
A comissão organizadora é composta por Teresa Nunes (Centro de História da Universidade de Lisboa/Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e Vanessa Batista (HML-DMC-CML).
Mais informações disponíveis no site do Centro de História da Universidade de Lisboa.



