Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021
Congressos

II Congresso Internacional do CRI2i "A Teoria Geral do Imaginário 50 anos depois"

Início: Fim: Países: Brasil

Eventos, Ciências Humanas e Sociais

De 29 a 31 de outubro de 2015, Porto Alegre recebe o II Congresso Internacional do CRI2i (Centre de Recherches Internationales sur l’Imaginaire). O evento dá continuidade à política de eventos itinerantes estabelecida no estatuto da rede durante sua fundação em 2012 em Cluj-Napoca, Romênia. Em 2015 o evento é produzido pelo Imaginalis, Grupo de Pesquisa sobre Comunicação e Imaginário, sediado em Porto Alegre e dirigido por Ana Taís Martins Portanova Barros e Jean-Jacques Wunenburger.
 
O título do congresso é A Teoria Geral do Imaginário 50 anos depois: Conceitos, Noções, Metáforas. Em 2015 comemoramos a criação do primeiro CRI (Centre de Recherche sur l’Imaginaire) em Chambéry/França. O Congresso conta com dois dias (29 e 30/10) de intensos trabalhos abertos ao público em geral, com painéis pela manhã (em francês, com tradução simultânea) e, à tarde, Mesas Redondas (em francês, sem tradução) e Grupos de Trabalho (em português e espanhol, sem tradução). Ao final, no dia 31/10, o CRI2i realiza assembleia para os sócios da rede.
 
Coordenadores
 
Ana Taís Martins Portanova Barros (UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil), Coordenadora-geral do II Congresso CRI2i
Jean-Jacques Wunenburger (Université Jean Moulin, Lyon 3, França), Coordenador0geral do CRi2i
 
Conferências plenárias
 
Conferências de abertura e fechamento do congresso, com convidados nacionais e internacionais, com tradução simultânea.
 
Mesas Redondas
 
As mesas-redondas, em francês, terão seus temas definidos a partir do envio das propostas de comunicação, que devem respeitar o tema geral do congresso.
 
Grupos de Trabalho
 
Os grupos de trabalho, em português, se dividem entre quatro subtemas. O autor do artigo deve indicar qual grupo acredita melhor convergir com sua proposta. No entanto, caso lhe pareça que nenhum grupo é pertinente, deve enviar o trabalho mesmo assim, sem indicar o GT, desde que dentro do escopo dos estudos do imaginário. Todos os trabalhos aprovados no mérito serão encaminhados para algum GT pela coordenação.
 
GT 1: Imaginário, ciência e tecnologia
 
Coordenador: Andriolli de Brites da Costa
O imaginário que emerge a partir da relação do ser humano com os objetos tecnológicos em nossa sociedade tecnocientífica, refletindo sobre os modos como a cibercultura leva a outras instâncias mitopoéticas. A tecnificação do pensamento influencia nos modos de sentir, pensar e agir dos indivíduos na contemporaneidade.
 
GT 2: Imaginário e cotidiano
 
Coordenador: Francisco dos Santos
Reflexões acerca das diferentes formas de socialidade permeadas pela imagem e pelo imaginário. Estudos sobre cultura urbana, tribalismo, sociabilidade e pertencimento. O imaginário na cotidianidade das diversas ambiências contemporâneas.
 
GT 3: Imaginário e mídia
 
Coordenadora: Anelise Angeli De Carli
Os conteúdos midiáticos alimentam a dinâmica do imaginário, atualizando práticas arcaicas em ritos contemporâneos. Imagem, processos comunicacionais e produção de sentido. A circulação de imagens simbólicas nas mídias.
 
GT 4: Imaginário e linguagens
 
Coordenador: Danilo Fantinel
Estudos teórico-metodológicos do imaginário em relação com as mais variadas formas de linguagem e produção de sentido, sejam verbais ou não, incluindo as corporais, gráficas, audiovisuais, simbólicas, estéticas, midiáticas, mecânicas, eletrônicas e digitais. Com perfil interdisciplinar, o GT deseja se colocar como um fórum acadêmico de fomento, convergência e diálogo crítico, reunindo trabalhos que transitem na pluralidade das áreas do conhecimento e dos campos de atuação.
 
Equipe
 
Andriolli de Brites da Costa
Anelise Angeli De Carli
Annelena Silva da Luz
Carlos André Echenique Dominguez
Danilo Fantinel
Francisco dos Santos
Renata Lohmann
 
Realização
 
CRI2i
Imaginalis
 
Apoio
 
CAPES
CNPq
PPGCOM/UFRGS
UFRGS
 
Término das inscrições para ouvintes: 30 setembro.
Prazo para envio de trabalhos: encerrado
 
Contato:
Entre em contato conosco através do email: congressocri2i@gmail.com.
Também respondemos mensagens enviadas para a página: fb.com/cri2i.
Mais informações em: http://www.ufrgs.br/cri2i/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas