Sábado, 19 de Outubro de 2024

II Congresso Internacional da Associação Latino-americana e Ibérica de História Social

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Argentina

História, Chamada para painéis, Chamada para trabalhos

A Associação Latino-americana e Ibérica de História Social (ALIHS) convida para a apresentação de propostas de mesas-redondas para o Segundo Congresso Internacional da Associação, a ser realizado nos dias 1, 2 e 3 de março de 2017 em Buenos Aires. O objetivo do Congresso é apresentar e discutir os avanços de pesquisas originais relacionadas com a história e a historiografia social latino-americana e ibérica da colônia à atualidade.

A ALIHS busca promover, divulgar e desenvolver pesquisas sobre história social na América Latina e na península ibérica. Consideramos necessário fomentar uma organização que permita discutir a produção historiográfica e as potencialidades da história social, tanto na pesquisa quanto no ensino. No início de 2015 foi realizado, na Cidade do México, seu primeiro congresso, que contou com a presença de pesquisadores de dez países. A partir de uma convocatória ampla, o Conselho Diretivo da AIHS decidiu apoiar a proposta de realização do Segundo Congresso Internacional da Associação subscrita por pesquisadores da Universidad Nacional de General Sarmiento, do Instituto Interdisciplinario de Estudios de Género (Universidad de Buenos Aires), da Escola História da Universidad Nacional de Rosario, Investigaciones Socio-Históricas Regionales (ISHIR-CONICET) e do Centro de Estudios Sociales Interdisciplinarios del Litoral (CESIL).

Os interessados em participar devem propor mesas-redondas com uma temática específica que inclua três palestrantes de pelo menos três países diferentes. O Comitê selecionará as propostas de mesas que melhor se ajustem aos objetivos do Congresso. Os critérios que serão priorizados nessa seleção dizem respeito à pluralidade de casos analisados e de enfoques utilizados, e o uso de perspectivas comparadas e regionais.

Datas importantes

8 de abril de 2016: prazo limite para receber propostas de mesas-redondas temáticas pelo e-mail alihs_ac@yahoo.com
10 de junho de 2016: o resultado da seleção de mesas-redondas será notificado aos coordenadores.
16 de dezembro de 2016: prazo limite para o envio das comunicações

Buenos Aires, 2017.