Domingo, 14 de Dezembro de 2025
Congressos

II Conferência Internacional “Mulheres, Mundos do Trabalho e Cidadania”

Início: Fim: Países: Portugal

Ciências Humanas, Ciências Sociais, Mulheres

Está aberta a chamada de trabalhos para a II Conferência Internacional “Mulheres, Mundos do Trabalho e Cidadania”, que se realizará nos 22 (online) 23 a 25 de outubro (presencial) na Biblioteca de Alcântara - José Dias Coelho.
 
A Comissão Organizadora da conferência convida todos/as os/as interessados/as – docentes e investigadores/as dos mais variados campos do saber, ciências sociais e humanas e outros; especialistas ligados/as às questões do género; estudantes; ativistas, etc. – a participar nesta iniciativa, nela construindo um espaço de reflexão crítica e de intercâmbio de ideias alicerçadas em novas perspetivas e em novos olhares sobre os estudos das mulheres, produzindo um diálogo frutuoso, a partir de perspetivas teóricas e metodológicas diversificadas e onde enfoques centrados na interseccionalidade e numa perspetiva decolonial, bem como estudos comparativos serão bem recebidos.
 
Incentivamos a apresentação de propostas de comunicação nas duas grandes áreas temáticas em que a conferência se estrutura. A primeira, relativa à presença das mulheres nos mundos do trabalho, em cujo âmbito poderão ser abordados os seguintes tópicos, ainda que a eles não se restringindo:
  • Mundos do trabalho – local, nacional ou transnacional – numa perspetiva de género na atualidade ou historicamente;
  • Divisão sexual do trabalho;
  • Desigualdades no mercado de trabalho;
  • Produção e reprodução da vida e suas conexões;
  • Precariedade laboral no feminino;
  • O trabalho das mulheres em sectores ou profissões fortemente masculinizadas;
  • Plataformização do trabalho e género;
  • Prostituição: trabalho sexual a ser regulamentado ou forma de violência contra as mulheres incompatível com os direitos humanos?;
  • Assédios e discriminações nos locais de trabalho;
  • Educação das mulheres e as mulheres na ciência e na educação;
  • Mulheres e produção cultural – artes visuais, artes performativas, literatura, museus e património, cinema e audiovisual;
  • As mulheres e o mundo dos cuidados;
  • O trabalho das mulheres imigrantes e emigrantes;
  • Negociação coletiva como produtora de desigualdades ou promotora de igualdade;
  • Direitos das mulheres trabalhadoras;
  • Conciliação entre vida profissional e vida familiar;
  • Proteção social das mulheres trabalhadoras;
Uma segunda temática é relativa à participação cidadã, em cujo âmbito poderão ser abordados tópicos como os seguintes, ainda que a eles não se limitando:
  • Ação coletiva das mulheres em contexto laboral;
  • Mulheres, movimentos sociais e protestos;
  • O ativismo das mulheres durante o período revolucionário;
  • Mulheres e participação associativa (mutualidades, sindicatos, cooperativas, associações);
  • Os movimentos feministas como atores de mudança social;
  • Movimentos feministas, (des)institucionalização, discursos e práticas;
  • Feminismos e vidas de feministas – memórias e arquivos;
  • Os feminismos online;
  • Redes de ativismo nacional e/ou internacional, suas potencialidades e dificuldades;
  • As mulheres na resistência às ditaduras;
  • Género e democratização;
  • Políticas públicas para as mulheres e mulheres na política;
  • Feminismos e poderes;
  • As mulheres no poder;
  • A invisibilidade das mulheres como problema político;
  • As mulheres e os desafios colocados pelo crescimento do neofascismo.
As propostas devem incluir título, resumo (até 500 palavras) e nota biográfica (até 80 palavras), e ser submetidas até 30 de junho de 2025 através do seguinte formulário:
 
 
Mais informações disponíveis em:
 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas