Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020
Congressos

II Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Portugal

Chamada para trabalhos, Direitos Humanos

II Conferência Euroamericana para o Desenvolvimento dos Direitos Humanos
Agenda 2030 – Um Novo Capítulo para a evolução dos Direitos Humanos

Coimbra, 16-17 outubro 2020 | Presencial/Virtual

Chamada de trabalhos aberta até 17 de julho

 

Apresentação

A Agenda 2030 desafia a economia global a reinventar-se para atingir a meta proposta pelos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), meta ilustrativa de um novo paradigma para a sustentabilidade global. Desde o plano das alterações climáticas, à redefinição das políticas sociais e criminais, à exclusão social ou à reinvenção da base estrutural das relações laborais, as sociedades modernas procuram reinventar, todos os dias, o modelo económico presente, em busca de maior conforto e segurança para desenvolver as suas vidas.

A Agenda 2030 sucede à Declaração do Milénio e fundamenta-se em diversos princípios plasmados em instrumentos internacionais como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Declaração do Milénio, a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, etc. Diferentemente dos Objetivos do Milénio, a Agenda 2030 e os ODS vêm reforçar o papel do setor privado na estratégia global, direcionando-o como um dos atores essenciais na resolução dos maiores desafios globais.

A cooperação regional – Europa-América -, enquanto ferramenta de desenvolvimento das economias e mote para o progresso da qualidade de vida dos povos, pode constituir-se simultaneamente um duro processo de densificação da identidade do Estado de Direito através das políticas públicas.

Estas preocupações são transversais às sociedades e às várias áreas do saber, convergindo este paradigma para a necessária reflexão académica multidisciplinar e intersectorial sobre o desenvolvimento dos Direitos Humanos no século XXI.

A CEDH2020 permitirá a investigadores/as, académicos/as, estudantes, profissionais e decisores/as políticos uma reflexão integrada sobre os Objetivos da Agenda 2030, permitindo entre outros:

  • Articular os eixos da investigação e de intervenção nos diferentes ODS`s.
  • Promover o networkingentre profissionais e especialistas nesta área, desenvolvendo redes de investigação e de boas práticas.
  • Publicar os resumos em livro com ISBN europeu.
  • Publicar em forma de artigo.
  • Indexar artigos com indexação Qualis A2 e Web of Science (SCOPUS)

A organização deste evento é promovida pelo projeto Law & Social, LAB e resulta da colaboração com a Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CESAF) – Ministério Público do Estado do Tocantins e Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos (IBEROJUR).

Mais informações: https://cedh.pt.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas