Sábado, 17 de Agosto de 2019
Congressos

II Colóquio Internacional de Filologias Românicas para Estudantes (CIFRE)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: República Checa

Chamada para trabalhos, Estudos Românicos, Filologia

O Departamento de Línguas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade Palacký tem o prazer de anunciar a segunda edição do colóquio CIFRE Olomouc, que vai decorrer entre os dias 11 e 13 de abril 2019. Este colóquio tem como objetivo oferecer aos estudantes de filologias francesa, hispânica, italiana e portuguesa um espaço onde possam apresentar os seus trabalhos e pesquisas para ganharem, desta maneira, experiência com este tipo de eventos.

Segunda edição:

As representações do mundo na língua e na literatura


Eixo temático:

Desde a arte rupestre das cavernas da Altamira até ao “Nunca me Deixes” de Kazuo Ishiguro, o ser humano sempre tem procurado representar as circunstâncias em que vive e o mundo ao seu redor. A história do ser humano é uma história da comunicação e do esforço pela representação do theatrum mundi.

Já em 1917 Viktor Shklovsky no seu artigo “Art as technique” definia a função artística como uma tentativa de quebrar o automatismo da perceção. Shklovsky define a arte como um voltar a presentar aquilo que por causa da sua quotidianidade estamos acostumados a perceber automaticamente. Assim, o estranhamento residia na natureza da perceção e não na própria obra.

A linguística, pela sua vez, indaga no campo da comunicação humana e nos processos que a constituem. Roman Jakobson, por exemplo, identifica a metáfora e a metonímia – dois conceitos teóricos que provêm da literatura – como os eixos fundamentais sobre os quais a linguagem é articulada.

Dado o anterior, podemos perceber a literatura e a linguística como duas disciplinas intrinsecamente ligadas, indissociáveis e complementares, que enfocam os diferentes aspetos do mesmo fenómeno: a representação. Propomos, então, como eixo temático da segunda edição do CIFRE As representações do mundo na língua e na literatura.

Requisitos formais:

As propostas poderão ser escritas em espanhol, francês, inglês, italiano ou português    e devem ter uma extensão entre cem e duzentas palavras. Pedimos aos participantes que acrescentem um breve currículo académico. Aceitamos as propostas enviadas até ao dia 28 de fevereiro a cifre.olomouc@upol.cz. Os participantes vão dispor de 15 minutos para apresentarem a sua comunicação, com um acréscimo de cerca de 10 minutos no final de cada secção para responderem às perguntas do público.

Mais informações no site do II Colóquio Internacional de Filologias Românicas para Estudantes (CIFRE).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas