Terça-feira, 16 de Dezembro de 2025
Congressos

II Colóquio Hegel, Marx e a Contemporaneidade: Crise ecológica e pontos de ruptura

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Filosofia

II Colóquio Hegel, Marx e a Contemporaneidade
Crise ecológica e pontos de ruptura

05 a 08 novembro 2024
Universidade Federal do Paraná - Curitiba - Paraná - Brasil

O evento contará com transmissão online simultânea:
Canal do Departamento de Filosofia da UFPR no Youtube
 
O II Colóquio “Hegel, Marx e a Contemporaneidade: Crise ecológica e pontos de ruptura” busca tratar de temas ligados à problemática ambiental, abordando conceitos e questões como “natureza”, “meio ambiente”, “crise ecológica”, “revolução”, “metabolismo”, “necessidade-liberdade”, “matéria-espírito”, o Antropoceno, a separação entre ciências da natureza e humanidades ou os modos de pensamento não-Ocidentais. Há especial interesse na abordagem de concepções ligadas à Filosofia Moderna e ao Idealismo alemão, a Hegel e aos hegelianismos, a Marx e aos marxismos e a filosofias contemporâneas como a Teoria Crítica, as Filosofias Pós-Estruturalistas e Filosofias da Diferença, além da promoção de um intercâmbio entre a filosofia e outros campos do saber como a biologia, a ecologia, a antropologia e a economia.
 
Chamada para apresentação na seção “Comunicações”
 
A sessão “Comunicações” do Colóquio “Hegel, Marx e a Contemporaneidade” é dedicada à apresentação de trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação.
 
​A apresentação de cada estudante terá duração de 20 minutos e será acompanhada de debates intermediados pelos/as coordenadores/as da mesa.
 
Prazo final de submissão: 8/10/2024
 
Inscrições
 
Para garantir um certificado de 48 horas de participação como ouvinte (horas complementares/de extensão), é necessário fazer a inscrição no evento e ter ao menos 75% de frequência presencial.
 
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente por via online até 5/11/24
 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas