Sexta-feira, 18 de Setembro de 2020
Congressos

ICOM Portugal organiza os Encontros de Outono 2020 | Documentar e Conservar

Início: Fim: Países: Portugal

Acervos Documentais, Museologia, Museus e Bibliotecas, Património, Património Cultural

O Conselho Internacional de Museus (ICOM) português organiza os Encontros de outono 2020 que terão como tema "Um novo olhar sobre as coleções. Documentar e Conservar". O evento combina sessões presenciais na Casa de Camilo – Centro de Estudos (em Vila Nova de Famalicão) e sessões digitais, de livre acesso, nos dias 1 e 2 de outubro de 2020.

Eixo Temático

O património está necessariamente no centro de todos os projetos desenvolvidos nos museus sendo a conservação e o conhecimento dos acervos vetores transversais a todo o trabalho museológico. O ICOM Portugal entendeu assim dedicar as Encontros de Outono 2020 a aspetos constantes, mas frequentemente menos visíveis: a história custodial dos objetos e as estratégias de conservação continuada.

A história custodial remete-nos para a constituição das coleções. O modo como muitos acervos foram sendo constituídos tem vindo a ser estudado e consideramos importante, à luz do Código Deontológico do ICOM e da necessidade de conhecer e divulgar circunstância e ações, aprofundar percursos e estratégias de divulgação e comunicação.

A conservação perpassa toda a atividade museológica e, face aos desafios sob variadas formas e perspetivas (novos e antigos suportes, novas e tradicionais técnicas, novas e velhas ameaças, …), necessitamos proporcionar aos profissionais o conhecimento de novas experiências e a informação sobre as melhores práticas. O programa detalhado será divulgado em breve.

Mais informações no e-mail info@icom-portugal.org e página do ICOM Portugal.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas