Sábado, 04 de Maio de 2024

Iberian Religious World: As Reformas no Mundo Ibérico

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal, Estados Unidos, Espanha, Bélgica

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas

Em 2017 comemora-se os 500 anos das 95 teses de Lutero, e dos eventos que levaram aos diferentes movimentos de reforma religiosa. Os editores da nova série The Iberian Religious World (Brill), Ana T. Valdez e Ricardo Muñoz Solla, juntam-se às celebrações deste importante evento, organizando uma série de sessões sobre o tema das Reformas no mundo ibérico, que prevê a publicação de um volume que explore o tema no âmbito dos espaços ibéricos.

São aceites trabalhos em qualquer aspeto das Reformas, mas são especialmente bem-vindas aquelas propostas que explorem o período de pré-reformas, a influência dos movimentos liderados por Lutero, Calvino e Huizinga no mundo ibérico, bem como as resoluções do Concílio de Trento e a sua influência sobre a religiosidade ibérica.

The Iberian Religious World pretende promover sessões especiais sobre este tema nas reuniões seguintes:

• EABS, Leuven, 17-20 julho de 2016;
• SCSC, Bruges, agosto 18-20 de agosto de 2016
• AHA, Denver, CO, 08-10 janeiro de 2017
• RSA, Chicago, IL, 01 de março de 30 de abril de 2017
• ISBL / EABS, Berlim, 7-11 de agosto de 2017

Para participar de reunião de 2016 do SCSC em Bruges, ou na reunião de 2017 da AHA em Denver, envie um resumo (máx. 250 palavras) e uma breve nota biográfica para os editores da série: Ana T. Valdez (manavaldez@gmail.com) e Ricardo Muñoz Solla (solla@usal.es), até 11 de fevereiro de 2016.

Informação de contacto:

Ana T. Valdez, Universidade de Lisboa / Universidade de Massachusetts Lowell, ana.valdez@netcabo.pt
Ricardo Muñoz Solla, da Universidade de Salamanca, solla@usal.es

Confira a chamada na íntegra (em inglês) no site da H-Net: