Sábado, 23 de Janeiro de 2021
Congressos

I Seminário Internacional do Núcleo de Estudos sobre Interlínguas da UFRJ

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Ensino, Língua, Linguística

I Seminário Internacional do Núcleo de Estudos sobre Interlínguas (NEIS)
da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

24 a 26 de fevereiro | 09h00 às 17h00

Evento online

O I Seminário Internacional do NEIS visa a apresentar as pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo, em niveis de graduação, com iniciação científica e extensão e pós-graduação lato e stricto sensu. A palestra magna será proferida pelo professor Dr. Steffen Höder, da Universidade de Kiel, com o tema: "Additional language acquisition as emerging multilingualism. A Construction Grammar approach".

A programação é composta por atividades de diferentes naturezas, dentre as quais se destacam: lançamentos de livros, conferências e apresentação de pesquisas em andamento realizadas no âmbito do NEIS/UFRJ.

Há também a possibilidade de docentes e discentes de Pós-Graduação apresentarem pesquisas nas áreas de:

  • Aquisição de línguas maternas e adicionais;
  • Ensino de línguas;
  • Tradução, análise e descrição linguística.

As inscrições como participantes ouvintes vão até 23h59 do dia 23/02/2021. Já as inscrições com apresentação de trabalho vão até 23h59 do dia 10/01/2021.

Todo o evento conta com interpretação simultânea para Libras e Língua Portuguesa (quando necessário).

As diretrizes para submissão de comunicações, bem como a programação completa do evento, encontram-se disponíveis em: https://doity.com.br/i-sineis


O Núcleo de Estudos em Interlínguas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NEIS/UFRJ), criado em 2015, está vinculado ao Setor de Estudos Linguísticos do Departamento de Letras-Libras/UFRJ e integra docentes, discentes e tradutores e intérpretes, tanto da UFRJ quanto da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP).

Os professores e alunos membros do NEIS/UFRJ atuam no desenvolvimento de pesquisas em nível de Iniciação Científica e de Pós-graduação na área da Linguística Funcional Centrada no Uso, com foco em (i) descrição do PB e da Libras e (ii) em discussões sobre a representação cognitiva da linguagem na interface da aquisição de línguas adicionais (LA).

O trabalho do grupo consiste também na construção de um Corpus linguístico (Corpus NEIS) com textos escritos produzidos por surdos brasileiros e outros aprendizes de português, crianças e adultos, útil para suas pesquisas sobre aquisição e ensino de Português como LA. Ainda, oferecemos cursos de extensão que visam o desenvolvimento dessa área, particularmente, no campo da educação de Surdos.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas