I Seminário Internacional CCL-HD
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
O Laboratório de Humanidades Digitais do Centro de Comunicação e Letras (CCL-HD) da Universidade Presbiteriana Mackenzie tem a honra de anunciar a chamada de trabalhos para o I Seminário Internacional CCL-HD (cclhd.com/avisos-importantes/chamada-pt/), a ser realizado de forma integralmente online em 2026.
Os trabalhos submetidos deverão se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:
- Análise de Dados e Narrativas Digitais: Estudos sobre mineração de dados, análise de sentimentos, e o impacto dos algoritmos na construção de narrativas em ambientes digitais.
- Literatura Digital e Interativa: Pesquisas sobre novas formas de criação literária, poesia digital, ficção interativa e o uso de tecnologias na análise textual.
- Cinema Interativo e Expandido: Trabalhos que explorem o uso de realidade virtual, realidade aumentada e outras tecnologias imersivas na experiência cinematográfica e audiovisual.
- Interculturalidade, Cultura Digital, Redes Sociais e Opinião Pública: Análises sobre o impacto das redes sociais, memes, e a formação de comunidades online na esfera pública e nos processos comunicacionais.
- Curadoria Digital e Preservação da Memória: Discussões sobre os desafios da curadoria de conteúdo digital, arquivos online e a preservação da memória cultural na era da informação.
Modalidades: Serão aceitos trabalhos nas modalidades de Resumo Expandido e Artigo Completo.
- Artigos devem ter entre 3000 e 9000 palavras, no total (incluindo referências e demais elementos pós-textuais).
- Resumos devem ter entre 900 e 1500 palavras, no total (incluindo referências e demais elementos pós-textuais).
- Idiomas: Os trabalhos poderão ser submetidos em português, francês, italiano, inglês ou espanhol.
- Formatação: Os trabalhos deverão seguir as normas da ABNT, utilizando fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e margens de 2,5 cm.
- Imagens devem ser submetidas inseridas dentro do documento Word e enviadas também separadamente, em alta resolução. Utilize o recurso de legendas de imagens do Word.
- Envio: A submissão deverá ser realizada exclusivamente através de https://www.even3.com.br/i-ccl-hd-714986/
- Autoria: Os trabalhos podem ser individuais ou em coautoria de até 3 (três) autores.
- Não há exigência de titulação mínima ou de ineditismo.
Mais informações no site https://cclhd.com/



