Sábado, 15 de Dezembro de 2018
Congressos

I Congresso Poéticas da Proximidade

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arte, Chamada para trabalhos, Literatura, Política

Convidamos todas e todos a participarem do I Congresso Poéticas da Proximidade, que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de Novembro na Universidade Federal do Mato Grosso, campus Cuiabá.

Este Congresso tem como propósito estabelecer um espaço para reflexão acerca da diversidade de caminhos pelos quais a literatura e outras artes se colocam em diálogo, constituindo-se naquilo que Nicolas Bourriaud, em seu livro Estética relacional (2009), denomina “utopias de proximidade”, por meio das quais seria possível “efetuar ligações modestas, abrir algumas passagens obstruídas, pôr em contato níveis de realidade apartados” (BOURRIAUD, 2009, p. 11) como aqueles associados ao poético, ao estético e ao político. Busca-se, assim, o desenvolvimento de reflexões a respeito do lugar fronteiriço ocupado pelas produções literárias e artísticas frente aos diversos discursos do saber e do poder, consequentemente, acerca de seu potencial político e epistemológico, assim como o desenvolvimento de um referencial teórico e crítico que seja passível de sustentar reflexões a partir dessas obras e junto a elas.

O congresso contará com conferência de abertura, mesas redondas, atividades culturais, sorteios de livros e quatro Grupos de Trabalho para apresentações de comunicações oral:

1."Poéticas intermidiáticas", direcionado às reflexões concernentes aos estudos interartes, intermídias e transmídias;

2. "Poéticas do sensível", direcionado aos estudos relativos às articulações entre os campos estético e político, nas suas mais variadas manifestações artísticas, culturais, literárias e midiáticas;

3. "Poéticas da e na cidade", direcionado às investigações voltadas à representação/ocupação do espaço urbano por meio de manifestações estéticas, em suas mais diversas modalidades;

4. "Poéticas do arquivo", direcionado às pesquisas acerca dos usos criativos de técnicas e práticas arquivísticas, que colocam em questão as relações entre história e ficção, registro e criação, memória e esquecimento.


As inscrições para submissão de comunicação oral são GRATUITAS e podem ser feitas no nosso site oficial até o dia 15 de outubro: doity.com.br/congresso-poeticas-da-proximidade

Siga também a nossa página no Facebook (www.facebook.com/poeticasdaproximidade) e no Instagram (@poeticasdaproximidade).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas