Domingo, 28 de Abril de 2024

I Congresso Feminista e de Educação, cem anos depois

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas, Ciências Policiais, Educação, Estudos Feministas, Mulheres

Em maio de 2024, celebram-se os 100 anos do I Congresso Feminista e de Educação, organizado pelo Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas (CNMP). Este representou um marco importante na história do movimento feminista português: foi o primeiro evento do género organizado por uma associação de mulheres, recebeu o apoio de personalidades de relevo nos meios políticos e intelectuais e a adesão de figuras e organizações feministas nacionais e estrangeiras.

Procurando refletir e revisitar o I Congresso Feminista e de Educação, o seminário internacional “I Congresso Feminista e de Educação, cem anos depois” abre espaço à reflexão e ao debate de estudos multidisciplinares que se enquadrem nas áreas temáticas dos direitos e da participação pública das mulheres em todas as dimensões da vida em sociedade, no passado e no presente.

Apelamos a que todos os interessados submetam as suas propostas de comunicação até dia 10 de março através do preenchimento do formulário disponível no seguinte link: https://forms.gle/PK2vnSSqgnJgfB9v7

O evento terá lugar nos dias 16 e 17 de maio de 2024 na NOVA FCSHCampus Campolide, Colégio Almada Negreiros, Lisboa.

Para mais informações sobre esta iniciativa consulte o nosso website: https://resistencianofeminino.fcsh.unl.pt/seminario-internacional-i-congresso-feminista-e-da-educacao-cem-anos-depois/ ou o call for papers (português e inglês) em anexo.