Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Congressos

I Conferência Internacional de Literatura Cabo-Verdiana | novo prazo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Cabo Verde, Portugal

Chamada para trabalhos, Literatura

I Conferência Internacional de Literatura Cabo-Verdiana
História Crítica da Literatura Cabo-Verdiana – Das Origens até 1960
Almanaques, Claridade & Certeza

Volume I
4, 5 e 6 de julho de 2024
FCSH - Universidade NOVA de Lisboa

Modalidade semipresencial

Extensão do prazo até 31 de maio de 2024

A Comissão Organizadora da I Conferência Internacional de Literatura Cabo-Verdiana, que decorrerá na FCSH-Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV) em Lisboa, nos dias 4, 5 e 6 de julho de 2024, solicita o envio de capítulos finais (segundo as normas editoriais indicadas em baixo) que respeitem uma das temáticas assinaladas (ou outras afins), abarcando o período até 1960. A apresentação de propostas requer uma taxa de inscrição.

Esta edição, que tem como foco principal a publicação da História Crítica da Literatura Cabo-Verdiana – Das Origens até 1960 – Almanaques, Claridade & Certeza. Volume I, procura iniciar a constituição de uma equipa de investigação que possa debater esta literatura islenha desde os seus primórdios até à atualidade, em quatro edições do evento a realizar nos próximos quatro anos (2024, 2025, 2026 e 2027).

A História Crítica da Literatura Cabo-Verdiana a produzir será uma obra de autoria coletiva, reunindo especialistas cabo-verdianos e estrangeiros, capaz de dilucidar as constantes, as variações e as ruturas da literatura de Cabo Verde ao longo do tempo. Os seus capítulos devem apresentar, debater e propor a revisão crítica das grandes questões teóricas da literatura deste país, dos seus períodos, movimentos, autores e obras (canónicos ou não), bem como dos seus contextos históricos, políticos, culturais e artísticos.

A conferência pretende também homenagear as figuras de Jaime de Figueiredo (1905-1974) – crítico literário, ensaísta, artista plástico, dramaturgo – e de Arnaldo França (1925-2015) – poeta, crítico literário, ensaísta e investigador.

A partir destas breves considerações, Hilarino da Luz (CHAM – NOVA FCSH /UAc, Portugal) e Rui Guilherme Silva (CLP-UC / CIERL-UMa, Portugal) convidam à submissão de propostas de capítulos finais, em língua portuguesa, sobre os seguintes painéis temáticos (ou outros temas afins), a partir dos quais se organizarão as sessões da conferência e os capítulos do primeiro volume da História Crítica da Literatura Cabo-Verdiana. 

Toda a informação na chamada de trabalhos em anexo.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas