“Horas Vivas”: Colóquio de Homenagem a Natália Nunes no centenário do seu nascimento (1921-2018)
Início: ⋅ Fim: ⋅ Países: Portugal
“Horas Vivas”: Colóquio de Homenagem a Natália Nunes no centenário do seu nascimento (1921-2018)
18 de Novembro de 2021, 18h00, via Zoom
Natália Nunes, nascida em Lisboa em 1921, continua a ser uma escritora largamente desconhecida do grande público e mesmo entre os seus pares. Licenciada em Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, especializou-se como bibliotecária-arquivista em Coimbra. Exerceu funções em diversas bibliotecas e também no Arquivo Nacional Torre do Tombo. Além de tradutora e ensaísta, Natália Nunes foi ainda dramaturga.
A sua estreia literária deu-se em 1952 com Horas Vivas: Memórias da Minha Infância, relato centrado nas suas recordações num meio rural e no contacto directo com a Natureza. Mas é na ficção breve ou longa que se concentra a parte mais substancial da obra da A.. Em 1955 publica o seu primeiro romance, Autobiografia de uma Mulher Romântica, a que se seguem outros títulos, de entre os quais se destaca Assembleia de Mulheres, publicado em 1965 e reeditado em 1997 pela Relógio D’Água, que editou também As Velhas Senhoras e Outros Contos, em 1992, e Vénus Turbulenta, em 1997.
A obra vasta de Natália Nunes atravessa a segunda metade do séc. XX, com todas as suas transformações, e reelabora, de forma muito própria e não raro irónica ou melancólica, os temas do inconformismo, da solidão e da dificuldade nas relações humanas.
O silêncio em torno desta grande escritora, falecida em 2018, é imensamente injusto e tem que ser urgentemente revertido. É esse aliás um dos grandes objectivos deste colóquio: enquadrar e dar a conhecer uma obra maior que se espera seja reeditada muito em breve.
Oradoras:
Teresa Sousa de Almeida (FCSH-UNL), «A reparação de uma injustiça: a obra silenciosa de Natália Nunes»
Cristina Carvalho (Sua filha, também escritora), «Uma Mulher sem Tempo, a cultura invisível»
Moderadora:
Margarida Braga Neves (FLUL/CLEPUL)
Organização:
Margarida Braga Neves (Grupo 1 – Literatura e Cultura Portuguesas / CLEPUL)
Inscrições: Gratuitas mas obrigatórias, até 17 de Novembro, para o endereço: centenario.natalianunes@gmail.com



