Quinta-feira, 05 de Fevereiro de 2026
Congressos

Historical Materialism Rio 2026

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas, Ciências Sociais

Está aberta a chamada de trabalhos para a conferência Historical Materialism Rio 2026 – “Além da Mercantilização da Vida: Lutas Sociais e Futuros Possíveis”, que terá lugar entre 21 e 23 de julho de 2026, no Campus Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, Brasil.

Integrado no projeto internacional Historical Materialism — que reúne uma revista académica, uma série de livros e uma rede global de conferências — o encontro propõe um espaço amplo de debate crítico marxista, incentivando a participação plural, igualitária e fundamentada no diálogo entre diferentes correntes da teoria crítica contemporânea.

Sob o tema “Além da Mercantilização da Vida: Lutas Sociais e Futuros Possíveis”, a conferência acolhe propostas que, embora não exclusivamente, se articulem em torno de eixos como as críticas ao capitalismo a partir do Sul e do Norte globais, as novas dinâmicas de acumulação, o capitalismo digital e o trabalho de plataformas, as estratégias políticas da esquerda em contextos de crise, a geopolítica internacional, as lutas de género, raça e sexualidade, os autoritarismos emergentes, os movimentos sociais e as resistências, bem como as questões ecológicas e a mercantilização da natureza.

A chamada de trabalhos do evento, embora não exclusivamente, está organizada em torno dos seguintes eixos temáticos:

  • Críticas do capitalismo: teorias do sul e do norte
  • Novas dinâmicas da acumulação capitalista
  • Capitalismo digital, IA e trabalho de plataformas
  • Estratégias de esquerda em tempos de crise para alternativas
  • Geopolítica e conjuntura internacional: guerras, imperialismo, genocídio e extrativismo
  • Política e lutas de gênero, sexualidade e feminismo
  • Reconfigurações do capitalismo periférico
  • Raça, racismo e lutas antirracistas
  • Autoritarismos emergentes e extrema direita
  • Lutas sociais, movimentos e resistências
  • Economia política da arte e fetichização da cultura
  • Mercantilização da natureza e colapso ecológico

O Historical Materialism Rio 2026 aceita propostas de comunicações individuais e de painéis temáticos, organizados em torno de quatro contribuições, destinadas sobretudo a investigadores em nível de pós-graduação. Na composição das sessões, serão consideradas preocupações regionais, raciais e de género, estando igualmente previsto um espaço específico para a apresentação de pesquisas em curso por estudantes de pós-graduação.

As propostas devem incluir a identificação completa dos/as proponentes, com filiação institucional, contactos, nacionalidade, país de residência e indicação do/a autor/a correspondente, bem como o título e o respetivo resumo. No caso das comunicações individuais, o resumo deve ter até 350 palavras; para os painéis, é exigida uma descrição geral com igual extensão, acompanhada dos resumos das comunicações individuais, explicitando a sua relação com os eixos temáticos da conferência.

As línguas oficiais do evento são português, espanhol e inglês.

O prazo para submissão de propostas termina a 12 de fevereiro de 2026.

As candidaturas devem ser submetidas através do formulário online.

Informações adicionais sobre o evento podem ser consultadas em:
https://www.historicalmaterialism.org/event/historical-materialism-rio-2026/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas