Quarta-feira, 03 de Julho de 2024
Congressos

Être gouverneur dans les empires ibériques

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Chamada para trabalhos, Estudos Ibéricos

​O Campus Condorcet acolherá, nos dias 28 e 29 de novembro de 2024, a Jornada de Estudos «Être gouverneur dans les empires ibériques : Nouvelles approches, nouveaux objets, nouveaux problèmes (XVIe – XVIIIe siècles)» . Este evento, que será realizado na modalidade híbrida, visa explorar as funções e influências dos governadores provinciais nas administrações coloniais espanhola e portuguesa. A iniciativa destaca-se pela adoção de abordagens comparativas e focais nos atores, superando as concepções biográficas tradicionais. Os interessados deverão submeter os seus resumos até 12 de julho de 2024.


Chamada para comunicações – Jornada de Estudos

28 e 29 de novembro de 2024 – Campus Condorcet – Formato híbrido

Être gouverneur dans les empires ibériques : Nouvelles approches, nouveaux objets, nouveaux problèmes (XVIe – XVIIIe siècles)

Ser Governador nos Impérios Ibéricos: Novas abordagens, novos objetos, novos problemas (séculos XVI-XVIII)

Até 12 de julho de 2024

Organizadores/as: Elisa Cerón, Julia García-Aranzazu, Simon Lefebvre

 

Trinta e nove anos após a publicação da obra pioneira dirigida por Woodrow W. Borah sobre o governo provincial na Nova Espanha, os titulares deste cargo, central na administração colonial, permaneceram à margem das iniciativas coletivas sobre o pessoal político do império espanhol. Ao contrário de figuras mais ilustres, como os vice-reis, ou de agentes que formam um corpo mais bem definido, como os oficiais da Real Hacienda, os governadores provinciais não beneficiaram de todos os contributos de uma historiografia que, em quase meio século, conheceu grandes evoluções. Estas Jornadas de Estudos têm, portanto, como objetivo aprofundar as pesquisas sobre estes ministros da coroa à luz de novas abordagens, novos objetos e novos problemas.

A primeira abordagem adotada por estas Jornadas de Estudos é a comparação, tanto no tempo quanto no espaço. Trata-se de confrontar o governo provincial, seus atores e suas práticas, tal como foi exercido nas possessões ultramarinas espanholas e também portuguesas, ao longo dos seus três séculos de história. A segunda abordagem focará os atores, superando a concepção biográfica dos mandatos, para não essencializar a função de governador.

Estas novas abordagens do pessoal político dos impérios ibéricos permitirão questionar a natureza e a evolução da função de governador. Propõem-se as seguintes linhas temáticas para submissão de comunicações:

  1. Perfil dos Governadores: Origem social, percurso profissional, redes de influência e práticas de poder.

  2. Práticas de Governo: Modos de gestão e administração das províncias, relação com as populações locais, conflitos e negociações.

  3. Representações e Discursos: Imagens e autorrepresentações dos governadores, discursos oficiais e não-oficiais sobre o poder provincial.

  4. Impacto e Legado: Consequências da ação governativa na evolução política, social e económica das províncias e no desenvolvimento dos impérios.

Mais informações podem ser encontradas em:

https://www.institutdesameriques.fr/agenda/etre-gouverneur-dans-les-empires-iberiques-nouvelles-approches-nouveaux-objets-nouveaux

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas