Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018
Congressos

Entre a utilidade e o deleite: o património têxtil da casa de Bragança

Início: Fim: Países: Portugal

História, Arte

A análise dos têxteis no contexto patrimonial da Casa Ducal de Bragança é o objetivo da jornada de estudos “Entre a utilidade e o deleite: o património têxtil da casa de Bragança (séculos XVI-XIX)”, organizada pelo Centro de História d’Aquem e d’Além Mar (CHAM).
 
As necessidades de representação do poder político e social dos chefes desta Casa obrigavam à visibilidade constante dos seus signos de poder, o que se traduzia na ritualização de todas as rotinas diárias e no extremo cuidado cerimonial colocado nas aparições públicas. Nesse contexto, impressiona a relevância e o fulgor com que os adereços têxteis emergem na vivência da referida Casa Senhorial. Presença obrigatória tanto ao nível das exigências básicas e utilitárias do quotidiano, como dos episódios solenes que pontuam a vida desta família, os têxteis (nas suas diversas tipologias e funcionalidades), sempre sobressaem nestes cenários como eficazes e preponderantes insígnias de poder.
 
O evento propõe-se debater as múltiplas valências que os objetos têxteis enformam em termos de utilização, fruição, e como tais particularidades influem na sua afirmação enquanto instrumentos de autoridade e soberania. Intenta-se assim aflorar um assunto complexo pela transversalidade de tópicos, designadamente no domínio das artes decorativas, da arquitetura, do cerimonial, da política, entre muitos outros.
 
A iniciativa, concebida com o objetivo de apresentar e promover o debate inter e transdisciplinar em torno dos têxteis, destina-se a historiadores, investigadores e estudantes de História, História da Arte, Colecionismo e Museologia, bem como a todo o público interessado no tema.
 
O evento, gratuito mas com inscrição obrigatória, tem lugar no dia 14 de outubro no Palácio Nacional da Ajuda.
 
Programa
Ficha de inscrição
 
FCSH

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas