Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019
Congressos

Encontros no ANIM — Arquivo Nacional das Imagens em Movimento 2019

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arquivos, Chamada para trabalhos, Cinema

A Cinemateca organizará em maio deste ano a segunda edição dos “Encontros no ANIM”. Os Encontros, que terão lugar este ano nos dias 21 e 22 de maio, são um momento de partilha de conhecimentos e de reflexão crítica sobre a história do cinema em Portugal realizados conjuntamente por investigadores universitários, conservadores de cinema e, também, pelos protagonistas daquela história. Procurando promover o diálogo entre o trabalho de arquivo e o trabalho sobre o arquivo, os Encontros no ANIM incluirão debates sobre trabalhos de restauro ou digitalização em curso ou recentemente terminados, projeções comentadas de filmes recentemente restaurados ou pouco mostrados em sessões públicas, visitas às áreas técnicas do ANIM e comunicações acerca de investigações recentes ou em curso, preferencialmente sobre obras da coleção fílmica e museográfica da Cinemateca.


Em 2019, os Encontros estendem-se por dia e meio. Na tarde do dia 21 de maio terá lugar a visita ao ANIM, seguida de um painel temático intitulado “Sobre a digitalização de cinema português: boas práticas, fluxos de trabalho e casos de estudo”, com a participação de técnicos do ANIM e de empresas especializadas em restauro digital de imagem e som. No dia 22, a manhã será preenchida por uma painel de conferencistas convidados que abordarão filmes cujo processo de restauro e/ou de digitalização está em curso. Da parte da tarde terão lugar dois painéis abertos com comunicações selecionadas por uma comissão científica independente.

A participação como palestrante ou como ouvinte implica o pagamento de uma taxa de inscrição única de €20.

Chamada de trabalhos

Os Encontros no ANIM aceitam propostas de comunicação para os dois painéis abertos que terão lugar na tarde do dia 22 de maio. Estas comunicações podem incidir sobre qualquer tema e período cronológico da história do cinema em Portugal, devendo preferencialmente analisar obras da coleção fílmica e museográfica da Cinemateca. As comunicações serão selecionadas por uma comissão científica independente.

Envio de propostas, prazo e seleção

As propostas de comunicação devem usar o formulário online (hiperligação abaixo) e ser submetidas até 15 de abril. Todas as propostas serão sujeitas a um processo de avaliação cega pelos membros da Comissão Científica. As notificações de aceitação serão enviadas até 22 de abril. O programa final será publicado a partir de 29 de abril.

A participação como ouvinte ou conferencista implica o pagamento de uma taxa de inscrição única de €20 e será limitada pela lotação da sala onde se realizará o Encontro.

Inscrições e submissão de propostas: formulário
 
Calendário
Submissão de propostas: 15 de abril
Inscrição como ouvintes: 15 de abril
Notificações de aceitação: 22 de abril
Publicação do programa final: 29 de abril
Pagamento das inscrições: 29 de abril a 3 de maio

Mais informações: acesso@cinemateca.pt | cinemateca.pt

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas