Encontro “Modos de ver o património industrial”
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Nos dias 18 e 19 de novembro de 2025 terá lugar o encontro Modos de ver o património industrial: multidisciplinares, territoriais, prospetivos, organizado pelo grupo EPPIC (Estudo e Preservação de Património Industrial e Científico), no auditório da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (Campus de Caparica), em formato híbrido.
O encontro pretende reunir investigadores dedicados ao estudo da indústria e do património técnico e industrial, interessados em colaborações interdisciplinares e na articulação da sua investigação com questões de sustentabilidade territorial e com práticas participativas que envolvam comunidades académicas e não académicas.
Com esta iniciativa, o EPPIC propõe fomentar uma reflexão prospetiva sobre o património industrial e as formas atuais de colaboração para o seu estudo, salvaguarda e preservação. A programação dará especial atenção à região do distrito de Setúbal, embora sejam igualmente bem-vindas propostas focadas noutros contextos ou territórios.
Entre os tópicos sugeridos para apresentação destacam-se:
-
Indústria viva e processos de reconhecimento de novos patrimónios
-
Dos impactos da desindustrialização aos novos usos de sítios pós-industriais
-
Património industrial, desenvolvimento sustentável e ação climática
-
Património industrial e técnico: o que se espera dos museus e arquivos
Submissão de propostas: A língua oficial do encontro é o português, mas as propostas podem ser submetidas e apresentadas em português ou inglês. Os resumos devem ter no máximo uma página A4, seguindo o modelo disponibilizado, e enviados até 5 de setembro de 2025 para eppic@fct.unl.pt, com o assunto “Submissão Modos de Ver_Apelido”.
Os resultados da seleção, a cargo da Comissão Organizadora e Científica, serão anunciados a 22 de setembro de 2025. Os resumos aceites serão publicados no Livro de Resumos, que ficará disponível online.
Toda a informação no site do evento, aqui.


