Domingo, 14 de Dezembro de 2025
Congressos

Encontro “Moçambique: perguntas. Sociedade e Cultura”

Início: Fim: Países: Galiza

Estudos Africanos

O Grupo Galabra organiza o Encontro “Moçambique: perguntas. Sociedade e Cultura”, que decorrerá na Universidade de Santiago de Compostela (USC) entre os dias 16 e 17 de março e será transmitido via streaming através do canal de youtube da USC.

Com a participação de Rita Chaves, Nazir Can, José Luís Cabaço, Luís C. Patraquim, Fátima Mendonça, José Pimentel Teixeira e Michel Cahen (por confirmar) e coordenado polo Diretor do Grupo, Elias J. Torres Feijó e moderado por este e a também membro do Grupo Profa. Felisa Rodríguez Prado.

O evento, que decorrerá em forma de mesa-redonda e conversa, pretende que as pessoas participantes abordem, entre outros assuntos, o que se consideram os principais problemas, desafios, oportunidades do Moçambique atual, nos termos em que cada quem desejar; aspetos da estrutura social de Moçambique e os seus problemas e oportunidades; o papel d@s intelectuais e o seu relacionamento com o povo e os poderes políticos, económicos, sociais; e no papel de intervenção específica dess@s intelectuais, fundamentalmente em como entender o papel de escritor@s e escritos em relação ao que comunicam ao interior e ao exterior de Moçambique: quais as posições de cada quem no campo intelectual, as trajetórias,  as linhas de força, as reflexões, as ideias que veiculam e como entendê-las no quadro moçambicanos.

Pretende-se reunir umha série de questões que sejam relevantes para o entendimento da sociedade moçambicana, do ponto de vista da cultura (entendendo esta como os modos em que as pessoas e as comunidades veem, classificam e interpretam o mundo e as estratégias que utilizam para isso).

Horário e desenvolvimento das sessões:

Assistência livre. Na Sala de Atos da Faculdade de Filologia

O encontro será transmitido por streaming. Para facilitar a eventual assistência de pessoas da África, América e Europa, iremos ter o seguinte horário segundo (GMT) UTC +1. Uma hora menos na Europa ocidental, duas mais em Moçambique e 4 menos no horário central do Brasil.

Cronograma:

Dia 16:
12.30: reunião prévia ao encontro. Questões de desenvolvimento da mesa e aspetos logísticos por determinar
16.30-19.30: Primeira Sessão

Dia 17:
12.00-15.00: Segunda Sessão
16.30-19.30: Terceira Sessão

As três sessões desenvolverão-se em forma de mesa redonda e em modo de conversa. Poderão ser colocadas questões ao vivo, por parte das pessoas assistentes ou através do chat da transmisão.

O Grupo e a Rede Galabra  (redegalabra.org)

O nosso Grupo Galabra-USC, de investigação nos sistemas culturais Galego, Luso, Africanos de Língua Portuguesa e BRAsileiro é um grupo de base analítica cultural, e  de forte componente transdisciplinar, a que pertencem pessoas de estudos literários e culturais, e, também, com membros da Ecologia, a Antropologia e a Linguística Computacional, dentro dumha rede, a Rede Galabra (redegalabra.org) de cooperação mais alargada, que abrange vários Grupos Galabra (UF de Goiás, Universidade do Minho e Instituto Superior de Educação de Luanda) e investigador@s associad@s, em diversas universidades e com diversas especialidades, da Economia à Linguística, o Turismo ou estudos audiovisuais. Em termos genéricos, investigamos sobre os vínculos entre Narrativas, Comunidades e Territórios.

O Grupo pretende abrir um espaço de investigação e cooperação sobre Moçambique, do ponto de vista da cultura, num sentido alargado.

Neste momento, tem algum elo de relacionamento com pessoas da área de Letras da Universidade Eduardo Mondlane e, fundamentalmente, com a Universidade Lúrio. Dous estudantes de lá, um da área das Ciências Agrárias e outro das Relações Internacionais e Desenvolvimento estão completando entre nós, na USC a sua graduação; e orienta duas teses de doutoramento de colegas moçambicanos no âmbito das ciências agrárias e a relação, cultural, com o território.

Mais informação no galabra@usc.gal

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas