Sábado, 01 de Junho de 2024

Encontro Internacional Escritas e Leituras do Passado Romano

Início: Fim: Países: Portugal

Arqueologia, Património

Nos dias 24 e 25 de maio de 2024, realiza-se, em Beja, o Encontro Internacional Escritas e Leituras do Passado Romano, organizado pelo Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP), Unidade de Investigação e Desenvolvimento FCT 0281, em associação com o Museu Rainha Dona Leonor, MMP-EPE e o Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Este encontro celebra o 40º aniversário da publicação de Inscrições Romanas do Conventus Pacensis (IRCP), obra maior da epigrafia romana em Portugal, da autoria de José d’Encarnação. O professor da Universidade de Coimbra, arqueólogo e investigador integrado do CEAACP, tem desenvolvido, ao longo da sua carreira, uma atividade notável no domínio da investigação e divulgação de ciência a nível nacional e internacional, em particular no campo da história, do património e arqueologia.

Das diversas atividades previstas no programa, destacam-se, nos dias 24 e 25, na Santa Casa da Misericórdia de Beja, um colóquio, que contará com a participação de prestigiados nomes da epigrafia romana a nível internacional. No dia 24 de maio, pelas 17h30, no Largo da Conceição, será apresentado o livro "Segredos da Beja Romana", de José d'Encarnação, com ilustrações de José Luís Madeira. A apresentação da publicação, que será distribuída a todos os presentes, será conduzida por Bruno Ferreira, ator, cronista, dobrador, escritor e cidadão de Beja/Pax Iulia.

Todas as atividades são gratuitas. Não obstante, a entrada no colóquio encontra-se sujeita à lotação do espaço e por isso carece de inscrição prévia através do email ceaucp@ci.uc.pt.

Informações Adicionais:
•Programa Completo: https://bit.ly/3QMuAgJ