Domingo, 09 de Agosto de 2020
Congressos

Encontro Internacional Cultura e Tecnologias Digitais

Início: Fim: Países: Brasil

Eventos, Cultura

Nos dias 23 e 24 de setembro de 2014, o Encontro Internacional Cultura e Tecnologias Digitais apresenta, no Sesc Vila Mariana, reflexões e debates sobre a maneira como o desenvolvimento e a rápida expansão das tecnologias digitais têm alterado as formas de produzir, consumir, fruir e vivenciar cultura.
 
O surgimento das tecnologias digitais e as transformações na informática e nas telecomunicações, junto com a popularização da Internet, dos computadores pessoais e dos dispositivos de telefonia móvel, estabeleceram novas possibilidades de produção, fruição e distribuição dos produtos culturais. Da mesma forma, a maior acessibilidade aos meios de produção, as facilidades de armazenamento e portabilidade, e a liberdade de fruição em diferentes tempos e espaços alteraram significativamente as relações entre produtores, distribuidores e consumidores de cultura.
 
O Encontro Internacional Cultura e Tecnologias Digitais pretende reunir pensadores para reflectir sobre essa temática, a partir de quatro eixos principais:
 
As Mediações Entre a Educação e a Cultura
Os novos desafios da mediação no campo da cultura e da educação na era do conhecimento.
 
Linguagens Artísticas
As novas formas de criação, não só pelo uso, cada vez mais comum, das plataformas digitais como suporte, mas também pelas possibilidades de interação entre criadores.
 
Pesquisa, Diagnóstico e Formação de Público no Campo Cultural
As novas possibilidades proporcionadas pelas tecnologias digitais para se conhecer as diferentes realidades socioculturais e seus públicos.
 
Direito e Internet
As novas disputas no campo do direito.
 
Economia Compartilhada
As novas formas de economia que emergiram a partir do advento das tecnologias informacionais e comunicacionais.
 
Em suma, trata-se de refletir sobre a maneira como as tecnologias digitais têm impactado as formas de produzir e consumir cultura e o trabalho do gestor cultural.
 
Palestrantes: André Lemos (BRA), Carlos Affonso Pereira de Souza (BRA), Christiane Riedel (ALE), Cissi Montilla (MEX), Fabian Wagmister (ARG), Gilson Schwartz (BRA), Jerome Delormas (FRA), José Murilo Costa Carvalho Junior (BRA), Ladislau Dowbor (BRA), Marco Antônio de Almeida (BRA), Marcus Bastos (BRA), Primavera De Filippi (ITA), Sergio D'Antonio Maceiras (ESP) e Silvio Meira (BRA).
 
Inscrições abertas a partir do dia 2 de setembro, pelo Portal Sesc SP ou pessoalmente nas Centrais de Atendimento das unidades do Sesc em São Paulo (Capital e Interior).
 
Mais informações:
culturaetecnologias@vilamariana.sescsp.org.br
(11) 5080-3077 de terça a sábado, das 10h às 19h
 
Como programação paralela ao Encontro Internacional Cultura e Tecnologias Digitais, o projeto apresenta informações da vida digital da cidade em tempo real, através de uma instalação interativa que se configura como um museu de São Paulo e que projeta informações sobre expressões culturais e interações sociais coletadas e processadas.
 
Ecossistema Humano, exposto pela primeira vez no Brasil, é um projeto desenvolvido pelos artistas italianos Salvatore Iaconesi e Oriana Persico e já foi apresentado e implantado como ferramenta cidadã para administração cultural pública em diversas metrópoles do mundo.
 
SESCSP

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas