Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025
Congressos

Diu e os Diuenses: Perspetivas multidisciplinares

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal, Diu

Ciências Humanas e Sociais, Chamada para trabalhos

O congresso «Diu e os Diuenses: Perspetivas multidisciplinares» terá lugar em Lisboa, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, a 27 e 28 de Outubro de 2016.
 
A ilha de Diu, junto à costa do atual estado do Gujarat, na Índia, tem hoje em dia uma população relativamente reduzida (cerca de 40.000 habitantes) e uma pacatez que contrastam com um património construído notável e mascaram uma história de grande centralidade e dinamismo. Apesar de ser já substantivo o conjunto de investigações nas mais diversas áreas das Humanidades e Ciências Sociais sobre a cidade de Diu e os diuenses, Diu é, no panorama científico, habitualmente tratada em articulação com (e secundarizada por) regiões como Damão ou Goa, o que resulta numa diluição das suas especificidades. Este congresso coloca Diu e os seus habitantes no centro da discussão, explorando a partir deste ponto de vista a multiplicidade de ligações que estes estabelecem com outras latitudes.
 
A organização do evento convida à apresentação de propostas de comunicações individuais ou em parceria que reflitam investigações sobre Diu, o seu território ou a sua população nas mais diversas disciplinas académicas e metodologias e incentivamos propostas que cruzem campos disciplinares. Alguns tópicos possíveis incluem, entre outros:
 
– História política, económica e social de Diu;
 
– O envolvimento de Diu em rotas comerciais com a África Oriental, Médio Oriente e outras regiões da Ásia, bem como o seu impacto no território;
 
– O urbanismo e o património construído em Diu;
 
– O património de Diu e a história da arte;
 
– A diversidade da população de Diu;
 
– A diáspora diuense (África Oriental, Portugal, outras partes do mundo);
 
– Crioulização linguística e o desenvolvimento de tradições orais diuenses;
 
– Representações de Diu nas artes, no passado e na atualidade.
 
As línguas de trabalho do congresso serão o português e o inglês e as comunicações terão a duração de 20 minutos (excluindo o período de debate).
 
Enviar propostas de comunicação com um resumo (máximo 300 palavras, excluindo lista de referências) com a indicação da filiação institucional e um breve resumo biográfico para:
 
hcardoso@clul.ul.pt
 
pedro.pombo@iitgn.ac.in
 
Data limite: 30 de julho 2016.
 
Diu e os Diuenses
Perspetivas multidisciplinares
FLUL e ISCTE-IUL | 27 e 28 Outubro 2016
 
Instituições organizadoras
CLUL | Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
CEI-IUL | Centro de Estudos Internacionais - Instituto Universitário de Lisboa
 
Apoio
Fundação Calouste Gulbenkian
 
Mais informações: https://diueosdiuenses.wordpress.com/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas