Diálogos sobre Gestão Cultural - 9ª edição | novo prazo
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
Envie seu artigo ou relato de experiência até 08 de março para um dos Grupos de Trabalho abaixo relacionados. A inscrição é gratuita e os trabalhos selecionados serão apresentados em sessões online no dia 25 de abril.
GT 1: Gestão e diversidade cultural
Coordenação: Giuliana Kauark (UFRB) e Juliana Almeida (UFBA)
GT 2: Gestão de espaços culturais
Coordenação: Mariana Albinati (UFRJ) e Nathália Leal (UFBA)
GT 3: Gestão e direitos culturais
Coordenação: Ohana Boy (UFBA) e Hendye Gracielle (UFBA)
GT 4: Gestão pública da cultura
Coordenação: Mariella Pitombo (UFRB) e Maria Santana (UFBA)
GT 5: Gestão de políticas culturais
Coordenação: Renata Rocha (UFBA) e Nara Pessoa (IFRN)
As ementas de cada GT, assim como as regras e o formulário de submissão estão disponíveis no site do Coletivo Gestão Cultural (https://coletivogestaocultural.com/) e também no linktree: https://linktr.ee/dialogosgestao .
Em caso de dúvidas, estamos à disposição pelo e-mail dialogosobregestaocultural@gmail.com ou pelas redes sociais do Coletivo Gestão Cultural.
Saiba mais sobre o Diálogos
Entre os dias 23 e 25 de abril de 2024, acontecerá o "Diálogos sobre Gestão Cultural - 9ª edição”, com o objetivo de debater a gestão cultural sob diferentes perspectivas. Este ano o formato será híbrido, com debates presenciais no Teatro Martim Gonçalves, em Salvador/BA, com transmissão simultânea pelo YouTube, e apresentação de artigos em sessões online. O projeto é realizado pelo grupo de pesquisa Coletivo Gestão Cultural (CNPq), vinculado à Universidade Federal da Bahia (UFBA) e à Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e coordenado pelas professoras Gisele Nussbaumer e Giuliana Kauark.
O Diálogos reúne pesquisadoras(es), professoras(es), estudantes, profissionais e demais pessoas interessadas em discutir a gestão cultural no contexto contemporâneo, em uma perspectiva crítica, a partir do compartilhamento de experiências e reflexões relacionadas ao tema. O seminário está estruturado a partir de mesas de debates (Provocações), compartilhamento de experiências (Partilhas) e grupos de trabalhos temáticos (Trocas), sendo que nesta edição a programação principal é composta exclusivamente por mulheres.A submissão de artigos para os GTs está aberta até o dia 08 de março. As sessões de comunicação acontecerão no dia 25 de abril (quinta-feira), nos turnos matutino e/ou vespertino, e serão online. As sessões terão, no máximo, 3 horas de duração e cada trabalho deve ser apresentado em, no máximo, 20 minutos. Os debates ocorrerão ao final de cada sessão.
Os certificados de apresentação serão enviados aos autores e autoras que comparecerem à sessão virtual. Todos os trabalhos apresentados serão publicados nos Anais do evento, na versão enviada na inscrição.
Confira o cronograma:- Envio de artigos: 02 de fev. a 08 17 de mar. de 2024.
- Comunicação de aceite: 09 de abril.
- Realização do evento: 23 a 25 de abril.
- Apresentação dos trabalhos (online): 25 de abril.
As informações sobre a submissão de artigos e o formulário de envio estão disponíveis no link https://linktr.ee/dialogosgestao. Em caso de dúvidas, enviar e-mail para dialogosobregestaocultural@gmail.com ou acessar as redes do Coletivo Gestão Cultural.
A inscrição para o evento, bem como a participação em todas as atividades, é aberta e gratuita.
Ementas dos Grupos de trabalho
GT 1: Gestão e diversidade cultural
Ementa: O GT Gestão e diversidade cultural tem como proposta debater a articulação e a interseccionalidade da gestão cultural com questões étnicas, geracionais, de gênero, de diferença regional, entre outras. Serão recebidos trabalhos de pesquisa, análises críticas, reflexões e relatos de experiências de práticas de gestão cultural que estejam associadas a pensamentos e práticas decoloniais, contra-hegemônicas, insurgentes, afirmativas e atentas à diversidade, se distinguindo de métodos mais normativos de gestão da cultura.
GT 2: Gestão de espaços culturaisEmenta: O GT Gestão de espaços culturais tem como proposta debater o papel e os desafios contemporâneos dos espaços culturais, compreendidos tanto através de acepções mais tradicionais, como de perspectivas que contemplem as variadas espacializações da cultura. Serão recebidos trabalhos de pesquisa, análises críticas, reflexões e relatos de experiência que abordem aspectos e problemáticas relativas à gestão desses espaços, como públicos, curadoria, programação, sustentabilidade, entre outros, bem como que relacionem movimentos insurgentes, aspectos políticos, sociais, identitários, territoriais e comunitários à gestão e a atuação desses espaços.
GT 3: Gestão e direitos culturaisEmenta: O GT Gestão e direitos culturais tem como proposta debater como os direitos culturais são capazes de contribuir para uma gestão da cultura orientada para a garantia das liberdades fundamentais e a promoção da plena participação dos grupos e indivíduos na vida cultural da comunidade. Serão recebidos trabalhos de pesquisa, análises críticas, reflexões e relatos de experiência que abordem como as contribuições do pensamento científico e do movimento social em torno dos direitos humanos, em particular dos direitos culturais, colaboram para repensar a atuação do Estado, a formulação de políticas públicas, bem como práticas de gestão inovadoras, voltadas para o aperfeiçoamento humano, o exercício da cidadania, a redução das discriminações e a promoção da diversidade cultural.
GT 4: Gestão pública da culturaEmenta: O GT Gestão pública da cultura tem como proposta debater o papel dos entes federados (União, Estados e Municípios) na gestão cultural e os desafios relacionados às especificidades, transversalidade e institucionalidade da área. Serão recebidos trabalhos de pesquisa, análises críticas, reflexões e relatos de experiência que abordem, em diferentes perspectivas, formulações, experiências, enfrentamentos e tensões vividos na gestão pública da cultura; avanços e recuos considerando o momento político recente e suas implicações para o campo da cultura; assim como trabalhos que reflitam sobre o papel e perfil das/os gestoras/es públicos da cultura.
GT 5: Gestão de políticas culturais
Ementa: O GT Gestão de políticas culturais tem como proposta refletir sobre as diferentes compreensões de gestão e de políticas culturais em disputa no cenário contemporâneo, os principais desafios para a consolidação de políticas estruturantes na área, bem como sobre experiências de gestão de programas, projetos e iniciativas que possam ser consideradas como referências, sejam elas públicas, privadas ou comunitárias. Serão recebidos trabalhos de pesquisa que se dediquem a análises conceituais, reflexões e relatos de processos de implantação, execução e avaliação dessas políticas.


