Segunda-feira, 10 de Agosto de 2020
Congressos

Diálogos (inter)culturais para o mundo pós-pandemia: entre pontes e fronteiras

Início: Fim: Países: Angola, Brasil, Portugal

Estudos Interculturais, Língua, Literatura, Webinários

Ao nos afastarmos da compreensão de cultura como sinônimo de pureza, de homogeneidade e de civilização, aproximamo-nos da ideia de cultura como algo  híbrido e plural, assim compreendemos o (inter) cultural, e o reconhecemos como um dos discursos constituintes da Educação do/para o Século XXI. Dessa perspectiva emergem conceitos e noções que serão discutidas, a exemplo de compreensão ativa, da perspectiva dialógica no ensino-aprendizagem de línguas, de reciprocidade e de consciência crítica que se manifestam, na prática, com o uso da língua portuguesa nas variantes do Brasil e Angola e no português como língua estrangeira/adicional.

É assim que o Webinário “Diálogos (inter) culturais para o mundo pós-pandemia: entre pontes e fronteiras” objetiva esboçar um ensino-aprendizagem de línguas e literaturas para a educação intercultural, como ponte para o encontro de outro(s). Contaremos com perspectivas da Educação, da Linguística Aplicada e da Literatura, por meio de professores-pesquisadores provenientes do Brasil, Áustria/França, Itália e Angola.

O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa CNPq/IFMA “Ensino-aprendizagem de Línguas e Literaturas nos Institutos Federais”, liderado pelos professores Dr. Vilton Soares de Souza e  Me. Nataniel Mendes.

O evento é totalmente gratuito, em português, e acontecerá no dia 27/06/2020, das 15h00 às 17h00 (Hora de Brasília) por meio página Facebook do grupo de pesquisa @Eallififma.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas