Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020
Congressos

Diálogos de campo: Pesquisas de campo participativas em Debate

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Estudos Africanos, Workshops

O projecto AFRO-PORT – Afrodescendência em Portugal (FCT, PTDC/SOC-ANT/30651/2017) convida investigadoras e investigadores, com interesse em reflectir sobre as suas experiências e práticas de trabalho de campo em pesquisa social, a participar da oficina “Diálogos de campo: Pesquisas de campo participativas em Debate”.

A oficina propõe-se a debater, a partir de questões trazidas pelos participantes, sobre a realidade do trabalho de campo, metodologias horizontais – enquanto perspectiva epistemológica – capazes de desafiar a colonialidade das gramáticas e relações de dominação contemporânea, que operam não apenas no plano da produção material, mas marcam subjectividades, colonizam corpos, exploram afectos, ditam modos de significar, julgar e proceder.

A oficina será presencial e terá a duração de oito horas, intercalando momentos de discussão das experiências/questões trazidas pelas/os investigadoras/es participantes e a exposição de tópicos contemporâneos sobre o tema. Cada participante deverá assinalar um tópico metodológico que pretende trazer para o debate a ser apresentado e discutido com as/os demais durante a sessão.

Datas Importantes:

  • Oficina 1 – 08/09/2020
  • Oficina 2 – 09/09/2020
  • Envio de Resumos – 10/7 a 10/08
  • Comunicação dos Resultados – 25/08

As Oficinas terão lugar no ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão. A frequência é gratuita e confere certificado de participação. Como medida de prevenção e resposta à COVID-19 a inscrição está limitada a grupos de 10 participantes.

Inscrições e mais informações no site do CesA.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas