Segunda-feira, 06 de Maio de 2024

Dados de investigação em humanidades: Características e categorização

Início: Países: Argentina

Humanidades, Humanidades Digitais, Investigação

Instituto de Investigación y Experimentación en Arte y Crítica (IIEAC) da Universidad Nacional de las Artes (UNA/Argentina) convida para o encontro Dados de Investigação em Humanidades: Características e Categorização, liderado pela Dra. Márcia Cavalcanti do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (Larhud) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), instituto público sediado no Rio de Janeiro, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.

Será realizado na quinta-feira, 2 de maio, às 18h em modalidade virtual e faz parte do ciclo Dados Abertos em Humanidades, organizado pelo Grupo de Estudos Cultura de Datos e pelo projeto Herramientas digitales para la investigación teatral: Mapa del Teatro Latinoamericano

No encontro, discutiremos os diferentes tipos de dados de investigação que se trabalham na área das ciências humanas, apresentando uma proposta para sua parametrização e abordando, entre outros temas, o que é um Plano de Gestão de Dados (PGD) e qual o lugar dos dados de investigação no contexto da ciência aberta e dos repositórios digitais.

Márcia Cavalcanti é doutora e mestre em Ciências da Informação pelo PPGCI/IBICT/UFRJ, onde também realizou um pós-doutorado. É licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Letras pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Atua como professora de graduação e pós-graduação na Universidade Santa Úrsula (USU). Integra o Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (Larhud) do IBICT.

A exposição será em português sem tradução. No intercâmbio posterior, poderão ser feitas perguntas tanto em português como em espanhol.

Coordenação e apresentação: Prof. Rafael Cruz e Profa. Pamela Brownell.
Participação livre e gratuita.

Para receber o texto base da atividade e o link Zoom pedimos que os interessados nos forneçam um endereço de e-mail via formulário (https://forms.gle/Efe2rbja9nG2Xtts8).

Imagem: Gerd Altmann em IIEAC (licença de uso livre de Pixabay)