Terça-feira, 09 de Março de 2021
Congressos

Culturas e Sociedades Mediterrâneas - Conhecimento, Saúde e Turismo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arte, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Gastronomia, Literatura, Política, Turismo

A Conferência Mediterranean Cultures and Societies Knowledge, Health and Tourism acontece nos dias 4 e 5 de maio em Faro. O evento, organizado pela Universidade do Algarve, objetiva aumentar a consciência sobre o Mediterrâneo como ponto de partida e chegada para a construção de uma sociedade pluralista, partindo de uma grande variedade de culturas, sociedades e modos de vida. A Conferência é aberta a contribuições que abordam as grandes questões relativas ao Mediterrâneo, as culturas e as sociedades desenvolvidas em suas margens. Os resumos podem ser enviados até 9 de janeiro.

Eixo temático

O Mediterrâneo é uma combinação complexa de ideias, sentimentos, imagens, culturas e modos de vida, cultivados durante séculos e ainda cultivados neste "mar (não oceano) entre as terras"; Que foi chamado de mare nostrum pelos romanos e que ainda poderia ser chamado de tal maneira se entendemos nostrum de uma maneira diferente: como uma referência para nós, os seres humanos.

Hoje em dia, o Mediterrâneo é afetado por grandes mudanças. O papel social dos territórios mudou: não só as pessoas são capazes de se deslocar e viajar de uma maneira mais barata e fácil, mas um número crescente de pessoas pode construir sua identidade com múltiplos sentidos de pertencimento. Estas mudanças abriram o caminho para novas oportunidades de multipolaridade e também dão novas oportunidades a territórios historicamente destinados à marginalização.

Dentro desse conhecimento, certamente as ciências sociais e humanas têm um papel essencial. As culturas, entretanto, devem ser entendidas em um sentido mais amplo, incluindo modos de vida distintos e vida cotidiana.Nas margens do Mediterrâneo coexistem modos de vida diferentes, mas encontram um denominador comum na pertença à bacia do mare nostrum.

Um exemplo pode ser encontrado nos hábitos alimentares. Pense sobre a dieta mediterrânea e, em particular, sobre o que Fernand Braudel chamou de "tríade mediterrânea": azeitona, videira e trigo, assim como seus derivados: azeite, vinho, pão. Estes produtos não são apenas a base alimentar dos cidadãos que vivem nos países mediterrânicos, mas também adquiriram uma enorme importância num sentido simbólico e cultural. Embora utilizados em diferentes formas e proporções, os produtos da "tríade do Mediterrâneo" são um fator unificador entre os povos da mare nostrum.

Durante o Congresso, pretende-se desenvolver uma reflexão sobre os seguintes temas relacionados com o Mediterrâneo:

  •      Europa e o Mediterrâneo
  •      História, cultura e património
  •      Processos de conhecimento e educação
  •      Migrações e interculturalidade
  •      Tendências políticas
  •      Dieta mediterrânea e bem-estar
  •      Turismo e lazer
  •      Identidade, corpo e sexualidade
  •      Arte e literatura
  •      Outros tópicos

Mais informações na página da Conferência  Mediterranean Cultures and Societies Knowledge, Health and Tourism e através do e-mail medcult2017@ualg.pt.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas