Domingo, 27 de Setembro de 2020
Congressos

Córdova: Reunião anual da EABS - The Bible in the Iberian World

Início: Fim: Países: Espanha

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais

A Associação Europeia de Estudos Bíblicos / European Association of Biblical Studies (EABS) realiza, entre os dias 12 e 15 de julho de 2015 a sua reunião anual em Córdova, Espanha, sob o mote «The Bible in the Iberian World: Fundaments of a Religious Melting Pot».
 
A chamada para trabalhos já está aberta e as pessoas interessadas em submeter os seus resumos têm até ao dia 15 de março para se inscrever pelo site da EABS.
 
Resumo
 
Que a Península Ibérica representa um hub fundamental entre o cristianismo, judaísmo e islamismo é de conhecimento comum. No entanto, os teólogos e historiadores vêm estudando esses fenómenos como eventos isolados e não como parte de uma característica maior do mundo ibérico, que deve ser equacionada em termos de pensamento ocidental.
 
O objetivo desta reunião é proporcionar um espaço de discussão para aquelas pessoas que trabalham com temas bíblicos no contexto do mundo ibérico, incluindo não só o espaço peninsular, mas também os seus espaços coloniais, por exemplo os lugares da América, África ou da Ásia onde portugueses e espanhóis tiveram um papel influente a partir Idade Moderna. Além disso, as questões que irão ser discutidas não são limitados nem a um intervalo de tempo particular, nem a um período cronológico específico.
 
Os objetivos iniciais são o de sublinhar a importância do mundo ibérico como um espaço de comunicação, ou não, entre as diferentes religiões da Bíblia, de interpretações bíblicas; e como o mundo ibérico estava propenso a ser influenciado pela Bíblia.
 
Chamada de Trabalhos ― 2015 Córdova
 
Córdova, a próxima cidade a sediar a Reunião Anual da Associação Europeia de Estudos Bíblicos, representa por excelência a história da coexistência religiosa. Ao longo dos séculos, a cidade, à semelhança do que aconteceu no mundo ibérico, foi um espaço onde as trocas inter-religiosas entre cristãos, muçulmanos e judeus eram possíveis. Essas pessoas, embora as diferenças religiosas naturais, compartilhavam o mesmo espaço, e imaginários e expectativas semelhantes. Por isso, este ano, este grupo quer explorar algumas das diferentes perspectivas sobre encontros religiosos e episódios de confronto dentro do mundo ibérico. Estamos particularmente interessados em artigos que explorem a transmissão de manuscritos de ideias e crenças religiosas e sua tradição literária, e o material e o legado intelectual de diferentes grupos religiosos que levaram à determinação política ibérica e acontecimentos históricos. Apesar de estarmos abertos a todos os artigos referentes à religião no mundo ibérico, a organização convida a enviar resumos no âmbito das seguintes linhas:
 
• Manuscritos ibéricos religiosos: produção, recepção e transmissão;
• A Bíblia como a explicação por trás da expansão ibérica e do imperialismo;
• O legado cultural e intelectual das minorias religiosas ibéricas.
 
The Bible in the Iberian World: Fundaments of a Religious Melting Pot
Reunião Anual da EABS
12-15 de julho de 2015 | Córdova, Espanha

 
Organizadores
 
Ana T. Valdez, Yale University – ana.valdez@netcabo.pt
Ricardo Muñoz, Universidad de Salamanca – solla@usal.es
 
A submissão de resumos é feita online, pelo site da EABS.
Contacte os organizadores para mais informações.
 
 
Prémio para estudantes
 
A EABS promove dois prémios destinados a estudantes, para a apresentação de trabalhos na reunião anual, cada um no valor de 250 €. São elegíveis os/as estudantes integrados na EABS e que tiveram um resumo aceite no EABS 2015. Para participar, o trabalho completo deverá ser apresentado até ao final de maio. Para mais informações sobre o prémio, acesse esta página ou envie um correio para Jarek: students@eabs.net.
 
Mais informações sobre esse grupo de pesquisa podem ser encontradas em:
http://www.eabs.net/site/research-groups/general/the-bible-in-the-iberian-world-fundaments-of-a-religious-melting-pot/
 
 
Córdova - Flickr: Ponte romana. CC BY-SA 2.0 via Wikimedia Commons | Córdova. CC BY-NC-ND 2.0

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas