Domingo, 01 de Setembro de 2024
Congressos

Convergência digital das instituições da memória

Início: Fim: Países: Galiza

Arquivos, Eventos, Museus

A secção de Património e Bens Culturais do Consello da Cultura Galega realiza, nos dias 6 e 7 de maio de 2015, as jornadas Convergência digital das instituições da memória, que irão decorrer na sede do CCG, em Santiago de Compostela.
 
No âmbito das actividades que o Consello da Cultura Galega vem dedicando ao património cultural, estas jornadas coordenadas por Pedro López Gómez, Lourdes Pérez, Bieito Pérez Outeiriño, Gabriel Quiroga Barro e Concepción Varela Orol; representam uma contribuição para o fenómeno da digitalização nas denominadas «instituições da memória». No meio digital, as diferenças entre arquivos, bibliotecas e museus são a cada momento menos nítidas. Essa confluência apresenta muitas vantagens, mas é óbvio que constitui também um desafio e uma mudança profunda. Se o património cultural deve ser observado como uma unidade que transcende as particularidades de cada setor, o desenvolvimento dos meios digitais e da Internet vêm reforçar essa visão unitária. Primeiro, porque promovem o acesso a diferentes objetos digitais (que são representações de objetos originais) que não se diferenciam muito uns dos outros, oferecendo assim a possibilidade de reconstruir virtualmente essa unidade perdida. E, segundo, porque a tecnologia que torna possível tudo isso é, em essência, a mesma, ou tende para uma convergência que permita a máxima interoperabilidade possível.
 
Além disso, além da integração que acontece entre os produtos da digitalização dos fundos e coleções analógicos, o património cultural nascido digital, criado em um mundo não regido pelo paradigma da custódia em centros físicos, formula novas e interessantes questões de pontos de vista tão diversos como o da sua seleção, aquisição, tratamento, acesso e preservação ao longo do tempo.
 
Para abordar estas questões, nas jornadas irão participar profissionais de diferentes centros e professores universitários espanhóis, portugueses e brasileiros, como Miriam Vieira da Cunha, Javier Docampo Capilla, Lluís-Esteve Casellas i Serra, María Carrillo, Carlos Guardado, Juan José Generelo Lanaspa, María Manuela Pinto, Ciro Llueca, Manuel Gago, Francisca Pulgar Vernalde e Mar García Miraz.
 
Jornadas
Convergência digital das instituições da memória
6 e 7 de maio de 2015
Consello da Cultura Galega
Paço de Rajói, Compostela

 
Mais informações e inscrição: http://consellodacultura.gal/evento/200295

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas