Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2021
Congressos

Congresso (Re)visões de Fátima

Início: Fim: Países: Portugal

Ciências da Religião, Ciências Humanas e Sociais, Eventos

A Universidade Fernando Pessoa acolhe nos dias 20 e 21 de outubro de 2017 o Congresso "(Re)visões de Fátima". As inscrições estão abertas, mas são limitadas a 250 lugares e consideradas por ordem de chegada ao secretariado.

Enquadramento

Ao longo dos seus 100 anos de história, o complexo mental dos fenómenos de Fátima instalou-se e floresceu na sociedade portuguesa, sem discussão nem alternativas, nos estreitos limites dicotómicos, maniqueístas, da aceitação ou da recusa. Gradualmente tem vindo a registar-se um crescendo de curiosidade e interesse por parte de muitos investigadores e cientistas, das ciências físicas às humanas e sociais, tendendo à reflexão ponderada em torno de questões, tanto quanto possível, objetivas e decorrentes dos episódios ocorridos desde 1917.

De facto, o acréscimo de conhecimentos científicos, com destaque para a dimensão cognitiva-subjetiva das experiências “extraordinárias” autoriza novas avaliações de territórios antes vedados à indagação e reflexão por carência de instrumentos adequados. Entretanto, algo se avançou em áreas disciplinares que não constavam do vocabulário científico de 1917, da astronomia à psicologia, da sociologia às neurociências, entre outras, fundamentais para se perceber melhor os mecanismos dos fenómenos “aparicionais”, religiosos e/ou profanos, as suas modalidades e modos de expressão/compreensão.

Assim, os objetivos do Congresso “(Re)Visões de Fátima” visam proceder a um primeiro balanço secular, multidisciplinar e multiconfessional, de fenómeno de inegável impacto social e cultural; suscitar e integrar novas evidências e interpretações comparativas das chamadas “aparições marianas” de 1917 dentro e fora do imaginário do “maravilhoso cristão”; perceber e interpretar o percurso histórico justificativo da integração teológica do fenómeno “mariano” no “corpus” dogmático do catolicismo romano; discutir a génese e evolução dos processos de “rumor lendário” e de “mito em progresso” comparando-os com a construção da narrativa fatimista à época (1917); ultrapassar os limites redutores da crença singela e da piedade populares a que a problemática de Fátima tem estado sujeita e recolocar as suas aporias e dimensões paradoxais perante a interpelação científica e os seus critérios de análise contemporâneos.


Comissão Organizadora

Álvaro Campelo - (CTEC – Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência, Universidade Fernando Pessoa) 
Joaquim Fernandes - (CTEC – Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência, Universidade Fernando Pessoa) 
Rute Meneses - (CTEC – Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência, Universidade Fernando Pessoa)
Manuel Curado - (Instituto de Letras e Ciências Humanas, Campus de Gualtar, Universidade do Minho)

Comissão Científica

Annabela Rita, Universidade de Lisboa
Carlos Fernandes Silva, Universidade de Aveiro
Pedro Cunha, Universidade Católica (Porto)
Luís Filipe Reis Torgal, Universidade de Coimbra 
José Ferreira da Silva, Universidade do Porto
Manuel Curado, Universidade do Minho
Manuel Domingos, Universidade Lusíada  
Mário Simões, Universidade de Lisboa
Salvato Trigo, Universidade Fernando Pessoa
Teresa Toldy, Universidade Fernando Pessoa

Mais informações:
http://congressorevisoesdefatima.ufp.edu.pt/home
https://www.facebook.com/events/681918688662179

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas