Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019
Congressos

Congresso Luso-Afro-Brasileiro (AILP)

Início: Fim: Países: Portugal

Eventos, Chamada para trabalhos

O primeiro congresso da AILP, XII CONLAB, irá realizar-se na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em Lisboa, entre os dias 1 e 5 de Fevereiro de 2015.
 
O Congresso terá como tema Imaginar e Repensar o Social: Desafios às Ciências Sociais e Humanas nos Espaços de Língua Portuguesa, 25 anos depois.
 
O prazo para submissão de resumos de comunicações para os Grupos de Trabalho foi alargado até dia 18 de Agosto de 2014.
 
XII CONLAB
Imaginar e Repensar o Social: Desafios às Ciências Sociais em Língua Portuguesa, 25 anos depois
 
Os Congressos Luso- Afro- Brasileiros têm sido, desde a sua primeira edição em 1990, um dos mais importantes encontros de cientistas sociais e das humanidades dos países de língua oficial portuguesa. Têm sido, sem sombra de dúvidas, um espaço pluri e transdisciplinar, reagrupando intelectuais de todas as disciplinas das ciências sociais e das humanidades, num importante esforço de promoção da reflexão e partilha de produção científica, almejando ao mesmo tempo a criação, consolidação e internacionalização da produção científica em língua portuguesa. De igual modo, tem sido preocupação desses Congressos, por um lado, a busca da institucionalização de parcerias no domínio da pesquisa em ciências sociais e humanas nos países de língua portuguesa e, por outro, constituir-se num espaço de exploração e promoção de ideias e projetos relevantes para o desenvolvimento da paz, da democracia e da inclusão num contexto global de profundas e rápidas transformações.
 
O tema do XII CONLAB, o primeiro a realizar-se após a criação, em Salvador da Bahia, da AICSHLP, propõe ser um catalisador de uma reflexão que recupere a trajetória dos onze congressos realizados, apontando os ganhos que as ciências sociais e humanas dos Sete tiveram e as pontes construídas para a sua consolidação enquanto áreas de saber e a busca de um maior protagonismo no espaço global da produção conhecimento, ainda marcado por clivagens epistemológicas, teóricas e políticas condicionando, quando não subalternizando o fazer ciência em língua portuguesa.
 
Após avaliação do Conselho de Política Científica da AILPcsh, foram aprovados os Grupos de Trabalho e as Mesas Redondas para o próximo congresso, cuja listagem pode encontrar neste site.
 
Regras para submissão de resumos de comunicação para os Grupos de Trabalho:
- Título e resumo com o máximo de 150 palavras (são aceites coautorias)
- Limite: 1 comunicação em autoria e 2 se uma pelo menos for em coautoria
- Os proponentes terão de ser estudantes das humanidades (mestrado e doutoramento), investigadores e docentes
- As propostas de comunicação devem ser inseridas no site do Congresso, no domínio do GT escolhido (os GT’s estão alinhados segundo os Eixos Temáticos)
- Prazo máximo de envio de resumos, 18 de Agosto de 2014
- São os Coordenadores de cada GT que recebem e selecionam os resumos de comunicação
- Envio do texto final da comunicação até dia 30 Novembro 2014 para publicação dos Anais Eletrónicos depois do Congresso.
 
A Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa – AILPcsh – é uma associação científica de apoio, promoção e desenvolvimento das ciências sociais e humanas em língua portuguesa, que resulta de uma rede académica lançada em 1990 no âmbito dos Congressos Luso-Afro-Brasileiros.
 
A associação foi criada em Assembleia Geral Constitutiva no XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, realizado em Salvador em Agosto de 2011, tendo sido registada em 02 de Março de 2012.
 
A associação inclui praticantes das ciências sociais e humanas de qualquer nacionalidade que utilizam a língua portuguesa no seu trabalho científico, incluindo nos seus corpos diretivos cientistas sociais de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor.
 
AILPcsh | Conlab

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas