I Congresso Internacional Os territórios discursivos na América Latina
Início: ⋅ Fim: ⋅ Países: Equador
Comunicação, Estudos Latino-Americanos, Género, Humanidades, Literatura, Migrações, Política
O Congresso Internacional Os territórios discursivos na América Latina acontece em Quito, Equador, do 12 ao 14 de setembro. Promovido pelo Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina (CIESPAL) e pela Sociedade Latino-Americana de Estudos Interculturais (SoLEI) em parceria com a Universidade de la Frontera (UFRO),o evento tem o objetivo de oferecer um espaço de reflexão para questões do âmbito das práticas comunicativas, do discurso e das produções de texto que se geraram e que são geradas na América Latina e Indo americana identificando suas problemáticas e identidade.
Os diferentes pontos de vista e processos comunicativos envolvidos na realização deste continente, e seu registro através de suas múltiplas discursividades, permitem-nos abordar em primeira mão os acontecimentos sócio-culturais e históricas complexas dos vários povos que compõem este território. E identificar ainda suas áreas de contato cultural que se tornaram uma nova forma dinâmica de reconhecer e respeitar suas fronteiras permeáveis.
Áreas temáticas:
1) Os discursos e dispositivos de comunicação políticos como estratégia colonizadora.
2) A comunicação do corpo social, mestiço e biopolítico na América Latina.
3) Literatura e Artes. Os dispositivos de comunicação em textos indígenas e não-indígenas na construção de fronteiras culturais.
4) Comunicação Pública e Organizacional. Contribuições e debate dos movimentos sociais, a lógica institucional e as políticas estatais.
5) As estratégias de comunicação das comunidades locais e ação territorial.
6) Reflexões e teorias da comunicação intercultural na América Latina e Indo.
7) Comunicação, a cooperação e os direitos humanos.
8) O conhecimento indígena e afro-caribenha: das pedagogias do Estado as pedagogias decoloniais.
9) Comunicação e performance da identidade de gênero e identidades sexuais.
O programa completo está no site do evento.
Mais informações na página do Ciespal.