Congresso Internacional "Para a mesa" | Programa disponível
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Um congresso organizado pelo IHC com o intuito de compreender como evoluíram os hábitos alimentares desde a segunda metade do século XIX até à actualidade.
O abastecimento de produtos alimentares tem sido uma preocupação da sociedade contemporânea. Com a Revolução Industrial, o paradigma da alimentação sofre uma profunda alteração, quer em termos nutricionais, quer na eleição e na seriação de bens essenciais. Assim, a inovação tecnológica permitiu ao Homem dar uma resposta eficiente às sucessivas mudanças políticas, económicas, sociais e culturais no decorrer dos séculos XIX, XX e XXI. Os métodos de transformação e distribuição de alimentos levaram ao aparecimento de redes de distribuição à escala global. A partir da segunda metade do século XX, as exigências da sociedade de consumo potenciaram tais processos de transformação e distribuição, com vista a uma alimentação variada e de melhor qualidade, a preços mais acessíveis e disponível em qualquer altura do ano.
À mudança de hábitos alimentares, Portugal aderiu tardiamente e lentamente. Hoje, numa altura em que a discussão sobre a origem e o tipo de alimentos que consumimos está na ordem do dia, importa compreender como evoluíram os hábitos alimentares desde a segunda metade do século XIX até à actualidade. Neste congresso pretende-se assim reflectir sobre: a) a implementação e o desenvolvimento de processos de transformação, designadamente moagens, conservas, secagem, pasteurização, fermentação, torrefacção, refinação, liofilização, refrigeração e congelação; e sobre b) os meios e plataformas de distribuição, designadamente redes de frio, mercearias e mercados municipais.
Comissão Organizadora
Ana Paula Pires (IHC-FCSH/NOVA; Universidade de Stanford)
Cláudia Duarte (IHC-FCSH/NOVA)
Diogo Ferreira (IHC-FCSH/NOVA)
Filipe Silva (IHC-FCSH/NOVA)
Inês Castaño (IHC-FCSH/NOVA)
Inês José (IHC-FCSH/NOVA)
Leonardo Aboim Pires (IHC-FCSH/NOVA)
Luísa Seixas (IHC-FCSH/NOVA)
Susana Domingues (IHC-FCSH/NOVA)
Comissão Científica
Álvaro Garrido (FEUC)
Ana Cardoso de Matos (CIDEHUS - Universidade de Évora)
Ana Paula Pires (IHC-FCSH/NOVA; Universidade de Stanford)
Cândida Cadavez (IHC-FCSH/NOVA; ESHTE)
Dulce Freire (ICS-UL)
Jorge Alves (FLUP)
Maximiliano Soto (Instituto de Sociología de la Universidad de Valparaíso, Chile)
Maria da Luz Sampaio (CIDEHUS - Universidade de Évora)
Maria Fernanda Rollo (Secretaria de Es tado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior )
Teresa Nunes (IHC-FCSH/NOVA)
Línguas de Trabalho: Português e Inglês (não haverá interpretação simultânea)
Prazo para inscrição sem comunicação: 22 de Fevereiro de 2017



