Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2019
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Congresso Internacional Paisagens sonoras: património, história, territórios artísticos e arqueologia sonora

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arte, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas, História, Música, Musicologia, Património

Congresso Internacional
Paisagens sonoras: património, história, territórios artísticos e arqueologia sonora
Bom Jesus, Braga – Portugal
23, 24 e 25 de maio de 2019

À paisagem sonora, enquanto construção de identidade e processo civilizacional têm sido atribuídos valores afetivos, estéticos e patrimoniais. O Congresso Paisagens Sonoras Históricas é dedicado à reflexão sobre o significado atual da interação entre os seres humanos, a natureza e a música ao longo dos tempos na construção de paisagens sonoras culturais e históricas.

Numa abordagem que se pretende pluridisciplinar, o congresso terá como um dos seus objetivos principais promover abordagens no campo dos Estudos Musicais em diálogo com outras áreas de estudo nomeadamente a História, a Literatura, a Filosofia, a Arquitetura, as Artes Visuais, entre outras.

O Congresso contará com especialistas coordenadores de projetos de Investigação em Historical Soudscape ativos em Espanha (Sevilha e Granada em cooperação com a European Association for Digital Humanities) e Portugal (Universidade de Évora), entre outros convidados especialistas nos campos da Musicologia, História, Literatura e Performance Musical.

Organização:

  • Universidade do Minho – Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH)
  • Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)


O Congresso tem o alto patrocínio do Pelouro da Cultura Câmara Municipal de Braga e os seguintes apoios:

  • Confraria do Bom Jesus do Monte
  • Suonart - Associação Cultural
  • Hotéis do Bom Jesus
  • Fundição de Sinos de Braga. Serafim da Silva jerónimos & Filhos, Lda.

Oradores convidados:

  • António Camões Gouveia (UNL - CHAM)
  • Antónia Conde (CIDEHUS-EU)
  • Francesc Llop i Bayo (Patrimonio Arqueológico e Histórico, VALÉNCIA)
  • Iñigo Sanchez (UNL - INET)
  • Juan Ruiz Jiménes (Catedrático de Música. I.E.S. “Generalife”, Granada)
  • Nacho de Paz (Maestro)
  • Nuno Fonseca (FILNOVA - CESEM)
  • Rui Vieira Nery (UNL - INET)
  • Tess Knighton (ICREA-CSIC)
  • Viriato Capela ( Universidade do Minho)


Algumas Temáticas em estudo:

  • Geografia sonora da vida quotidiana
  • Arqueologia sonora
  • Paisagem sonora de espaços urbanos e rurais
  • Paisagens sonoras, ruído urbano e ambiental
  • Património musical
  • Cartografia de música e músicos de um tempo e um lugar

Serão privilegiadas as propostas que se enquadrem nas temáticas apresentadas, havendo também lugar para outros temas relacionados.

Para submeter uma proposta de comunicação, deverá enviá-la até ao dia 15 de abril de 2019 sob a forma de um resumo de 200-300 palavras, acompanhado de uma breve nota biobibliográfica, para o email: coloquiosoundscape@protonmail.com

As comunicações não ultrapassam os vinte minutos. Os textos das comunicações serão submetidos à revisão por pares (peer review). Os que forem selecionados farão objeto de uma publicação.

Línguas de comunicação: Português, Francês, Inglês, Espanhol.

Calendário:

  • 15 de abril: data limite para enviar as propostas de comunicação (resumo de 200-300 palavras).
  • 20 de abril: date limite para a resposta da Organização.
  • 30 de abril: comunicação do programa provisório.
  • 6 de maio: data limite para inscrição no Colóquio.
  • 10 de maio: comunicação do programa definitivo.
  • 23, 24 e 25 de maio: Congresso.

Mais informações no site do Congresso Paisagens Sonoras Históricas.

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