Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019
Congressos

Congresso Internacional «’Nos Teus Braços Me Perdi’ – Imagens, Percepções e Produções na/ da Antiguidade»

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, História

O CHAM — Centro de Humanidades promove o  Congresso Internacional «’Nos Teus Braços Me Perdi’ – Imagens, Percepções e Produções na/ da Antiguidade», a ter lugar na NOVA FCSH nos dias 9, 10 e 11 de Outubro de 2019.

O Congresso pretende abrir pistas, fomentar debates e conceber recursos que possam contribuir para a criação de um novo Cânone, alicerçado num verdadeiro conhecimento da História Antiga.

Antiguidade… Este termo resume um mundo, três continentes – África, Ásia, Europa – múltiplas civilizações – Egípcia, Mesopotâmica, Hebraica, Fenícia, Persa, Chinesa, Hindu, Cretense, Grega, Romana – e mais de 4000 anos de História.

O mundo, tal como o conhecemos, desenhou-se neste tempo – longo – e nestes espaços fundadores, fecundados por rios – Nilo, Tigre e Eufrates, Indo e Amarelo – e abençoados por mares.

Um desses mares – o Mediterrâneo – por via da sua posição privilegiada no percurso de tantos povos e culturas, rapidamente personificou na história, o papel do “verdadeiro Mar”, o “mar de entre as terras” - de que falaram os hebreus e autores clássicos como Lucrécio, Plínio e Séneca – cujas águas, símbolo de um mundo em transformação, representaram e evocaram os perigos e as dificuldades da passagem de um mundo conhecido para um mundo a conhecer.

Nos “braços” deste mundo conhecido – deste mar, destes rios e destas terras - me perdi, há muito tempo... Mas nos braços deste mundo a conhecer – Antiguidade – me reencontrei, a fim de presenciar uma nova elaboração da verdadeira história do mundo. Uma história despida de dogmas, de distorções e de ignorância.

 

Submissão de resumos de comunicações e posters está aberta até 30 de Abril de 2019.

Para mais informações consulte o site do Congresso.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas