Domingo, 09 de Agosto de 2020
Congressos

Espaços Corporativos - Congresso Internacional

Início: Fim: Países: Portugal

Ciências Sociais, Chamada para trabalhos

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e o Laboratório de Paisagens, Património e Território ― LAB2PT convidam para a submissão de propostas de comunicação ao Congresso Internacional Espaços Corporativos e Escalas Urbanas no Século XX. Organismos Primários, Estruturas Administrativas e Ordem Estatal, a realizar-se na Universidade do Minho, em Braga, entre os dias 27 e 28 de abril de 2015.
 
Tendo como foco central a problemática da coordenação interterritorial nas experiências corporativas protagonizadas pelos Estados no século XX, o Congresso Espaços Corporativos e Escalas Urbanas visa contribuir para uma reavaliação histórica das atividades dos organismos corporativos primários. Numa definição necessariamente genérica, em causa estarão os organismos básicos que enquadravam as atividades económicas e a “cooperação social” da maior parte da população. No caso português, por exemplo, esta base concretizava-se nos seguintes organismos: casas do povo, casas dos pescadores, grémios da lavoura, grémios do comércio, grémios da indústria e sindicatos. A análise cruzada desta realidade no contexto urbano-rural e a sua comparação internacional constituem o horizonte do Congresso. Neste sentido, interessará escrutinar não apenas o horizonte ideológico e o processo de implantação das diversas experiências corporativas nacionais, mas também as suas reformulações e concretizações, nomeadamente as operadas após 1945, em que se cruzam outros referentes, com especial destaque para as políticas de planeamento.
 
As propostas de comunicação devem incidir sobre os seguintes eixos temáticos:
 
1- Corporativismo e organismos primários: instituições, evoluções internas e interfaces. Como se estruturaram os organismos primários? Quais foram as modalidades de enquadramento utilizadas pelos organismos intermédios e superiores? Quais foram as trajetórias e impactos dos organismos primários: programas e iniciativas, composição dos corpos sociais e diretivos, ritmos de adesão, constrangimentos, apoios locais e regionais, cumplicidades políticas, nível de incorporação nas comunidades, repercussões. Quais foram os processos de recomposição institucional experienciados pelos organismos primários? …
 
2- Escalas urbanas, corporativismo e poderes: dimensões, políticas e articulações administrativas e económicas. Qual foi a expressão urbana das políticas corporativas? Qual foi o peso do fenómeno urbano na configuração do universo corporativo? Quais foram as relações com o mundo rural? Como reagiram as comunidades locais em termos de morfologia social e económica? Como interagiram as máquinas administrativas municipais e regionais com as estruturas corporativas? Quais foram os arranjos entre as elites sociais e económicas locais e os poderes políticos e corporativos? Como se cruzam as sociabilidades urbanas com a experiência corporativa? Como se materializaram as políticas de desenvolvimento no tecido urbano? …
 
3- Ordem estatal e regulação corporativa: hierarquias, negociação e conflitualidade. Como se configurou a regulação corporativa na estrutura do Estado? Quais foram os mecanismos de coordenação, controlo e inspeção que enquadravam as atividades dos organismos corporativos primários? Qual foi a sua eficácia? Qual foi a receção das diretrizes? Como se processaram e operacionalizaram as cadeias de comando e as suas sucessivas apropriações? Quais foram os graus e os tipos de conflitualidade? Entre a lógica corporativa e o quotidiano da ação, quais foram as relações entre o patronato e os trabalhadores? Quais foram os mecanismos de contratualização? Qual foi o papel dos tribunais? …
 
Instruções para os resumos das propostas:
 
O resumo deve ser gravado num ficheiro Word (utilizando o nome do autor como título do ficheiro) e enviado para o email do congresso: congressoespacoscorporativos@outlook.pt.
 
O resumo deve ser escrito em Times New Roman, a um espaço, com 3 cm de margem: título - bold, centrado, tamanho 12 | nome(s) do(s) autor(es) e filiações institucionais - tamanho 11 | texto do resumo - entre 500 a 2000 carateres, tamanho 12, com três palavras-chave | CV abreviado.
 
Datas importantes:
 
• 5 de janeiro de 2015 (Segunda-feira): início do período de submissão de propostas de comunicação.
• 23 de fevereiro de 2015 (Segunda-feira): limite de receção das propostas de comunicação.
• 2 de março de 2015 (Segunda-feira): comunicação de aceitação das propostas.
• 16 de Março de 2015 (Segunda-feira): divulgação do programa definitivo.
 
Congresso Internacional
Espaços Corporativos e Escalas Urbanas no Século XX.
Organismos Primários, Estruturas Administrativas e Ordem Estatal
Universidade do Minho, Braga, 27 e 28 de abril de 2015

 
A entrada será livre para os/as participantes sem comunicação.
A inscrição deve ser enviada para o email do congresso com as seguintes informações: nome completo; morada; email; contato telefónico; instituição.
Entrada com documentação e certificado de presença: 10€.
 
 
Para mais informações, confira a chamada para trabalhos em anexo.
 
Comissão científica:
 
Álvaro Garrido (FEUC, CEISXX)
António Rafael Amaro (FEUC, CEISXX)
Daniel Lanero Táboas (FXH-USC, HISTAGRA)
Dulce Freire (ICS-UL)
Fátima Moura Ferreira (ICS-UM, LAB2PT)
Fernando Catroga (FLUC)
Francisco Azevedo Mendes (ICS-UM, LAB2PT)
Gaspar Martins Pereira (FLUP, CITCEM)
Jorge Alves (FLUP, CITCEM)
José Luís Cardoso (ICS-UL)
José Viriato Capela (ICS-UM, LAB2PT)
Manuel Carlos Silva (ICS-UM, CICS.NOVA)
Maria Manuel Oliveira (EA-UM, LAB2PT)
Maria Manuela dos Reis Martins (ICS-UM, LAB2PT, UAUM)
Miguel Sopas Bandeira (ICS-UM, CECS)
Ramon Villares Paz (FXH-USC, HISTAGRA)
 
Comissão organizadora:
 
Fátima Moura Ferreira, coord. (ICS-UM, LAB2PT)
Francisco Azevedo Mendes (ICS-UM, LAB2PT)
Jorge Mano Torres (LAB2PT)
Natália Maria Magalhães Pereira (LAB2PT)
 
Contactos:
 
Instituto de Ciências Sociais - Universidade do Minho
Campus de Gualtar, 4710-057, Braga
tel: (+351) 253 604 213
E-mail: congressoespacoscorporativos@outlook.pt
 
Site do Congresso: http://congressoespacosco.wix.com/espacoscorporativos
Site do LAB2PT: http://www.lab2pt.net/site/?module=site&target=home

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas