Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2025
Congressos

Congresso Internacional – És livre?

Países: Portugal

Arte, Ciências Humanas

Fundação Bienal de Arte de Cerveira promove Congresso Internacional – És livre? | Inscrições abertas
 
Partindo da temática da liberdade, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) está a promover um Ciclo de Conferências Internacionais, ao longo do ano, com duas mesas-redondas e um congresso internacional. A próxima sessão será o Congresso Internacional, dia 23 de novembro de 2024, tendo como conferencista convidado Manuel Loff.
 
Partindo do tema “És Livre?” um grupo de investigadores e artistas estão a ser convidados a discutir vários temas transversais à missão da FBAC. Depois da sessão “Arte, educação e comunidade” que decorreu a 27 de abril, e da sessão “Igualdade, cooperação e memória” que decorreu a 10 de agosto, o Congresso Internacional “És livre?”, que irá decorrer no próximo dia 23 de novembro de 2024 em Vila Nova de Cerveira, tem como conferencista principal Manuel Loff, Professor Associado do Departamento de História e Estudos Políticos e Internacionais da Universidade do Porto (Portugal), e investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC-NOVA/FCSH/IN2PAST).
 
No âmbito do congresso foi aberta uma chamada de trabalhos para académicos e artistas (call for papers e call for artists) para apresentarem propostas de investigação que cruzem a produção e programação artística com a temática da XXIII BIAC. Neste sentido, a FBAC propõe-se convocar outros olhares – de artistas, curadores, colecionadores e de outras estruturas de pensamento, criação e programação – para pensar a Liberdade no período que atravessamos. Os trabalhos submetidos foram selecionados pela Comissão Científica do Congresso, Filipa Cruz (i2ADS-FBAUP), Helena Mendes Pereira (CECS-UM; IPCA), Helena Pires (CECS-UM), João Duarte (CITCEM-FLUP; IACOBUS-USC), Jose Antonio Castro Muñiz (dx5-UV), Juan Monterroso Montero (IACOBUS-USC), Mafalda Santos (FBAC; FBAUP) e Nuno Resende (CITCEM-FLUP).
 
 

PROGRAMA

09h30 Receção aos participantes
 
09h45 Abertura
 
10:00  Livres, iguais e fraternos? A herança revolucionária no século XXI
Manuel Loff
 
12h00 Debate
 
12h30 Almoço
 
14h00 Symbiophone - interfaces for unherad communications
Jéssica Pereira Gaspar
 
14h20 Troubadours e trovadores: a palavra medieval inteiramente livre, inteiramente condicionada
Diogo Manuel Costa Moreira Maia
 
14h40 Por linhas turvas: o reposicionamento da fronteira pela memória através do sensorial
André Araújo
 
15h00 Arte, Currículo e "Diversidade": criando “pontos de fuga” na formação de professores
Joana Simões Piedade
 
15h20 Coffee Break
 
16h00 Cisma
Bea Bandeirinha
 
16h20 Trance Hop / Synth Rap - O lado psicadélico da rima
Tiago Matos
 
16h40 Debate
 
17h00 Visita guiada à XXIII BIAC
 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas