Domingo, 25 de Outubro de 2020
Congressos

Congresso Internacional desiguALdades.net 2016

Início: Fim: Países: Alemanha

Eventos, Estudos Latino-Americanos, Ciências Humanas e Sociais

A Rede Internacional de Pesquisa sobre Desigualdade na América Latina desiguALdades.net tem destacado a importância da interdependência global para moldar as desigualdades sociais na América Latina em suas diversas dimensões. No entanto, a pesquisa também mostrou que o impacte real dos fatores globais sobre os padrões de (des)igualdade continua altamente dependente dos contextos políticos, económicos e sociais nacionais, regionais e locais.
 
As discrepâncias entre a configuração global das desigualdades e as raízes nacionais, regionais ou locais das zonas arenas em que ocorreram as lutas por uma maior igualdade, estiveram no centro da agenda de pesquisa da rede nos últimos anos. O objetivo foi compreender como as interdependências globais que formam as (des)igualdades na América Latina são mediadas pela interação com as disposições institucionais específicas nos níveis nacionais e subnacionais, bem como analisar as diferentes estratégias de negociação dos atores envolvidos.
 
São quatro as áreas temáticas que foram de relevância fundamental para analisar a dinâmica atual da (des)igualdade na América Latina. Elas constituem os quatro painéis do congresso:
 
Painel I: (Re)estruturação das desigualdades: atores e dinâmicas
Painel II: Fazendo (re)distribuição
Painel III: Lei, direitos e igualdade
Painel IV: Avaliação global da natureza e das políticas da desigualdade social
 
Além dos quatro painéis e das palestras, o congresso contará também com uma mesa redonda, no dia 3 de março, para discutir as contribuições dos Estudos de área para a internacionalização das ciências humanas e sociais na Alemanha.
 
Congresso Internacional desiguALdades.net 2016
Repensando a igualdade: desigualdades interdependentes na América Latina /
Rethinking Equality: Interdependent Inequalities in Latin America

3-4 de março de 2016
Harnack-Haus (Ihnestraße 16-20)
Berlim
 
Programa
 
desiguALdades.net é uma rede de pesquisa interdisciplinar, internacional e multi-institucional de estudos sobre desigualdades sociais na América Latina. Financiada pelo Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF) no âmbito do programa de fortalecimento e desenvolvimento dos Area Studies, a rede tem como instituições líderes o LAI e o Instituto Ibero-Americano da Fundação do Património Cultural Prussiano. Outras instituições participantes são o Instituto Alemão para Políticas de Desenvolvimento (DIE) e o German Institute for Global and Area Studies (GIGA).
 
Fonte: red-redial.net

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas