Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020
Congressos

Congresso Internacional "Coimbra, cidade aberta"

Início: Fim: Países: Portugal

Eventos

O Congresso Internacional “Coimbra, cidade aberta: celebrar 950 anos do tempo de D. Sesnando”, procura refletir sobre D. Sesnando, o seu tempo e seu território, bem como sobre sua a projeção no futuro, tendo já confirmada a participação de alguns dos maiores especialistas nos temas em debate: Adel Sidarus, Clarinda Maia, Cláudio Torres, João Cunha Matos, Jorge de Alarcão, Leontina Ventura, Luísa Azevedo Paulo Almeida Fernandes, Manuel Real, Maria Helena da Cruz Coelho, Maria José Azevedo Santos e Walter Rossa.
 
Em 1064, D. Sesnando chegava a Coimbra e inaugurava um tempo de diálogo entre as várias culturas e religiões coexistentes na região do Mondego. O primeiro governador de Coimbra, moçárabe e educado na cultura islâmica, é uma figura de enorme relevo no seu tempo e cujo exemplo se projeta até nós.
 
Assinalar em 2014 a efeméride dos 950 anos da chegada de D. Sesnando a Coimbra será motivo de encontro – de todos com a cidade e a região como destino a (re)descobrir.
 
Várias iniciativas, promovidas pela Universidade de Coimbra e pela Agência de Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego, vão marcar a celebração do tempo de D. Sesnando.
 
23 e 24 de outubro, Auditório da Reitoria da UC
 
A inscrição no Congresso é gratuita, mas é preciso o registo através do preenchimento do formulário de inscrição.
 
Mais informações no site do evento: http://www.sesnando.net/
 
O evento "Coimbra, cidade aberta" foi apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, através do Concurso de Apoio a Congressos nos Domínios da Língua e Cultura Portuguesas 2014.
 
centrotv.pt
sesnando.wordpress.com
Albert: Crossing; licença CC BY-NC-ND 2.0

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas