Congresso Internacional "A peregrinação de Mário Cláudio: 55 anos de vida literária"
Início: ⋅ Fim: ⋅ Países: Portugal
Congresso Internacional
A Peregrinação de Mário Cláudio: nos 55 anos de vida Literária
10—12 Outubro 2024
Amarante e Paredes de Coura
Em 2024, cumprem-se 55 anos de vida literária de Mário Cláudio, inaugurada em 1969 com a publicação do livro de poemas O Ciclo de Cypris. Para além dessa efeméride, o romance Amadeo celebra os 40 anos da sua publicação, tendo-lhe sido atribuído em 1984 o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores. De resto, Mário Cláudio é o único autor português a ser agraciado por três vezes com o prémio APE – Amadeo (1984); Retrato de Rapaz (2015); Tríptico da Salvação (2019).
O ficcionista portuense conta com mais de trinta romances editados, a que se juntam crónicas, peças de teatro, contos, biografias e coletâneas de ensaios, sendo não só um dos mais prolíferos autores da literatura portuguesa contemporânea, como também um dos mais agraciados com diversos prémios de índole literária e cultural.
A obra de Mário Cláudio tem um alcance que vai para além do campo estritamente estético-literário. Partindo da literatura, o autor convoca de modo fértil, sugestivo e fluido, questões relacionadas com a identidade, com a cultura, com a memória e com o lugar, refletindo inquietações do campo da filosofia, da sociologia, da história e das artes. Deste modo, Mário Cláudio é um autor completo e multifacetado, que demonstra o valor das humanidades e do seu alcance e grandeza através da interdisciplinaridade, pontificando o pensamento e o diálogo entre a literatura e as outras artes e áreas do conhecimento.
Por estes motivos, o Grupo 1 “Grupo 1 – Literatura e Cultura Portuguesas.”, do CLEPUL, Universidade de Lisboa, os municípios de Amarante e de Paredes de Coura, decidiram organizar A Peregrinação de Mário Cláudio: nos 55 anos de vida Literária. Congresso Internacional, como forma de homenagear o autor e promover a leitura, o estudo e a reflexão de uma obra profundamente portuguesa e universal.
Objetivos
- Celebração dos 55 anos de vida literária de Mário Cláudio, como pretexto para a revisitação crítica da sua obra estética e das linhas temáticas nucleares;
- Divulgação do seu trabalho literário e do alcance do seu pensamento, através do diálogo interdisciplinar, necessário para a continuação do desenvolvimento da filosofia, das artes e das humanidades como património insubstituível e memória cultural.
- Aproximação da obra aos leitores e estudiosos.
- Publicação de uma edição especial do romance Amadeo, limitada e numerada
- Publicação das atas do Congresso Internacional
Programa e mais informações nos documentos em anexo.



