Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025
Congressos

Congresso Internacional "​50 Anos das Independências das Colónias Portuguesas em África"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento:

Chamada para trabalhos, História

Congresso Internacional

50 Anos das Independências das Colónias Portuguesas em África:

Histórias, Processos, Legados e Memórias

17, 18 e 19 de julho de 2025

FCSH NOVA, Lisboa

 

Em 2025, quatro antigas colónias portuguesas de África (Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe) celebram o cinquentenário das suas independências, vindo juntar-se à Guiné-Bissau, que dois anos antes (em Setembro de 1973), proclamara unilateralmente a existência do Estado da Guiné-Bissau, acedendo à independência formalmente a 10 de Setembro de 1974. Os processos negociais complexos que abririam as portas às independências destes territórios que estiveram durante séculos sob o domínio português não foram lineares. Assim, desde a Declaração Unilateral da Independência da Guiné (um importante precedente a nível internacional) às negociações nos casos de Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, envolveram complexas e importantes teias geopolíticos e transnacionais, num contexto africano e mundial de Guerra-Fria e de rescaldo da cisão sino-soviética, que valerá a pena dissecar.

Pretende-se com esta conferência internacional assinalar os 50 anos decorridos desde esses acontecimentos transcendentais para a vida de territórios outrora colonizados por Portugal em África, nalguns dos quais (Guiné, Angola e Moçambique) foi necessário passar por devastadoras guerras de libertação/guerras coloniais. Essas lutas pela emancipação inscrevem-se como eventos conexos de uma longa história de resistência dos povos submetidos à exploração imperial, ao trabalho forçado, ao racismo e ao colonialismo. Como é sabido, os processos que levaram às independências geraram múltiplas dinâmicas e ramificações que, por um lado, ultrapassaram as simples fronteiras dos respetivos territórios concernidos; por outro, tais processos produziram interações interna e externamente com vários elementos e condicionalismos, combinando o contexto internacional da época com as demandas internas dos povos colonizados pela soberania política.

Chamada para comunicações

50 anos após esses processos históricos que levaram à emergência de novos estados-nação, esta conferência internacional pretende reflectir sobre as múltiplas dimensões – histórias, processos, legados e memórias – desses eventos independentistas que mudaram a configuração da política global do mundo da segunda metade do século XX. Neste sentido, apela-se a propostas de comunicações sobre tópicos como:

  • Lutas pelas independências (conceitos, contextos políticos, culturais e sociais);

  • Lutas pelas independências, anticolonialismo, anti-imperialismo e revoluções terceiro-mundistas;

  • Solidariedade internacional com as colónias portuguesas e cruzamentos com outras lutas anticoloniais no contexto da Guerra Fria;

  • Atores, militantes e organizações independentistas;

  • Género, educação e mobilização popular nas lutas pelas independências;

  • Artes, artivismo e manifestações culturais nas lutas pelas independências;

  • Contributo das lutas pelas independências para o fim da ditadura portuguesa;

  • Descolonização pós-25 de Abril de 1974;

  • Construção dos novos estados-nação africanos e neocolonialismo;

  • Heranças coloniais nos países africanos independentes e em Portugal;

  • Guerras civis e transição democrática nos países africanos independentes;

  • Construção da memória nos países africanos independentes e em Portugal.

Os resumos das apresentações (200 palavras), acompanhados por notas biográficas (250 palavras), devem ser enviados para: independencias50anos@gmail.com

Prazo para submissão: 15 de dezembro de 2024
Notificação de aceitação: 30 de janeiro de 2025

Línguas de trabalho: Português, Inglês e Francês.

Mais informações:  https://ihc.fcsh.unl.pt/events/50-anos-independencias-colonias/

Fonte: IHC

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas