Domingo, 09 de Agosto de 2020
Congressos

Congresso do Bicentenário da Revolução de 1820 é adiado para 2021

Países: Portugal

Ciências Humanas e Sociais, História

O Congresso Internacional do Bicentenário da Revolução de 1820, que ia ter lugar na Assembleia da República em Outubro, foi adiado para 2021 devido à pandemia de Covid-19.

 

Congresso Internacional do Bicentenário da Revolução de 1820
Assembleia da República: 12 a 14 de Outubro de 2020


Diferentes gerações de ensaístas e historiadores têm-se debruçado sobre a Revolução de 1820. Apesar da considerável bibliografia existente sobre este acontecimento e a sua época, a comemoração do bicentenário constitui um desafio para a sua revisitação à luz da historiografia atual, assim como um estímulo para a apresentação de novas abordagens e perspetivas de análise. Nesse sentido, apresenta-se à comunidade científica o programa do Congresso com a definição dos temas que parecem ser mais relevantes, cuja apresentação é da responsabilidade dos coordenadores convidados para a organização das respetivas sessões.

No final do Congresso terá lugar uma mesa redonda sobre o tema “O antigo regime em questão: continuidades e mudança”, que contará com a participação de um painel de autores especialmente convidados para o efeito, com a moderação de Miriam Halpern Pereira e Guilherme d’Oliveira Martins.

Patrocínio
Assembleia da República (Comemorações dos 200 anos do constitucionalismo português)
Fundação Calouste Gulbenkian
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Mais informações no site do congresso.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas