Sábado, 19 de Outubro de 2024
Congressos

Congresso da ADLAF 2023: Justiça ambiental

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Alemanha

Chamada para trabalhos, Estudos Latino-Americanos

Call for Papers/Chamada de Trabalhos
Congresso da ADLAF
“Justiça Ambiental”
22.-24.06.2023 em Berlim

 

A partir de disciplinas variadas e, sobretudo, numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar, o conceito de justiça ambiental aborda a desigualdade e a injustiça sociais no contexto de crises ambientais cada vez mais graves. Na América Latina, são particularmente evidentes as consequências da ordem social injusta moldada pelo colonialismo e alimentada tanto por processos assimétricos de globalização quanto por práticas regionais. Mudanças ambientais e a distribuição local desigual dos novos custos ambientais levam ao aprofundamento e à cristalização desta ordem social injusta.  Por outro lado, observa-se que, na região, a fecunda mobilização de ativistas e a rica discussão acadêmica sobre questões ambientais se retroalimentam. 

Este Congresso da ADLAF sobre justiça ambiental na América Latina visa desenvolver abordagens conceituais no diálogo internacional, examinar linhas de conflito de justiça ambiental de uma forma interdisciplinar e transdisciplinar bem como discutir estudos de caso sobre questões relevantes de justiça, de um ponto de vista diacrônico, interseccional e levando em conta diferentes escalas. Espera-se, assim, contribuir, pelo lado acadêmico, para o avanço da discussão sobre a transição sócio-ecológica justa.

As propostas de apresentação de trabalho devem referir-se a um dos seguintes tópicos:

  1. Justiça ambiental: aspectos conceituais
  2. As dimensões transdisciplinares da justiça ambiental
  3. A justiça ambiental vista da perspectiva transregional
  4. Violência e transformação de conflitos
  5. Antropoceno: Justiça ambiental na virada dos tempos
  6. Justiça Climática: Perspectivas e Práticas Acadêmicas e Ativistas
  7. (De)Colonialidade e Interseccionalidade
 

Para submeter propostas de trabalho, pede-se o envio de um resumo de no máximo 200 palavras com o título e os dados do/da autor/a até 21 de agosto 2022 ao seguinte endereço eletrônico: adlaf@geographie.uni-kiel.de.

O comitê preparatório da conferência selecionará os trabalhos até o final de setembro, para possibilitar às autoras e aos autores aceitos a solicitação de financiamento em tempo hábil, pois a ADLAF infelizmente não pode cobrir as despesas de viagem e estadia.

Mais informações: https://adlaf.de/pt/congressos/congresso-da-adlaf-2023/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas