Conferência Internacional | Visão sensorial e visão espiritual: as suas expressões ibéricas no longo século XV
Início: ⋅ Fim: ⋅ Países: Portugal
Conferência Internacional
Visão sensorial e visão espiritual: as suas expressões ibéricas no longo século XV
29 de outubro 2024 | 9h30 | FLUP | Sala de Reuniões 1
A conferência pressupõe uma abordagem multidisciplinar e pretende cruzar análises e estudos que incidem sobre textos de géneros discursivos distintos, como a historiografia, a poesia e a tratadística. A variedade de textos sob escrutínio e o arco cronológico adoptado trará uma dimensão mais abrangente no que diz respeito aos temas que esta conferência pretende explorar:
-
A representação textual e discursiva do sentido da visão e das experiências de visões (enquanto fenómenos mentais ou espirituais).
-
Os aspetos simbólicos ou a natureza profética das visões presentes em alguns desses textos.
-
As relações entre o sentido da visão e os outros sentidos nas mesmas obras.
-
O modo como estes contribuem para a compreensão do conceito de visão espiritual e sensorial no contexto cultural e intelectual da época.
Este encontro reunirá académicos a trabalhar em diferentes campos de estudo com o intuito de explorar os diversos temas em torno da conceptualização e uso da visão na literatura ibérica do longo século XV e os seus significados.
Link Zoom: click here
PROGRAMA
29 Outubro
09.30 - Abertura: Paula Pinto Costa (Diretora da Faculdade de Letras) - José Meirinhos (Diretor do Instituto de Filosofia) - Joana Matos Gomes (IP do projeto VisVes)
09.45 - Elena Baltuta (Tel Hei College): Extramission and Intromission: How the Medievals Saw the World
10.15 - Mário Correia (Universidade do Porto): Credere, arguere, admirare, contuere, excedere et comprehendere: André do Prado e os seis modos de levar a alma ao infinito.
10.45 - Debate
11.00 - Pausa
11.15 - Mª de Lurdes Correia Fernandes (Universidade do Porto): A visão espiritual pelos «olhos do entendimento» no Bosco Deleitoso (século XV)
11. 45 - Isabel Correia (Escola Superior de Educação - Politécnico de Coimbra): A arte de ensinar os surdos pela visão: de Ponce de León a Juan Pablo Bonet
12.00 - Debate
12.15-15.30 - Almoço
15.30 - Filipe Alves Moreira (Universidade Aberta) - Joana Matos Gomes (Universidade do Porto): Da teoria à prática: a tipologia lopesiana das revelações espirituais e os cronistas portugueses do século XV
16.00 - Sara da Silva Ribeiro (Universidade do Porto): A Lembrança e os Sentidos: a construção da memória através dos sentidos na Crónica dos Feitos Notáveis da Guiné
16.30 - Debate
16.45 - Pausa
17.00 - Gisela Coronado Schwindt (Universidad Nacional Mar de la Plata/UNCPBA): Ver y oír el poder. La construcción discursiva y sensorial de los Reyes Católicos en la crónica de Andrés Bernaldez
17.30 Debate conclusões finais
18.00 Encerramento
Fonte: FLUP


