Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019
Congressos

Conferência Internacional ReCLes.pt 2019 | segunda chamada de trabalhos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ensino, Língua

Conferência Internacional ReCLes.pt 2019
Abordagens ao ensino e aprendizagem de línguas para fins específicos:
Construindo pontes entre a sala de aula e o mundo profissional

Universidade do Algarve, Portugal
3-4 Outubro 2019

Chamada de trabalhos / Call for papers

O rápido crescimento da internacionalização e o respetivo aumento da heterogeneidade e da diversidade exigem novas abordagens ao ensino e à aprendizagem das línguas no ensino superior. O desafio de realinhar os conceitos de língua e dos próprios cursos de línguas para perfis de aprendentes em constante mudança e para novas formas de aprender significa que a área das Línguas para Fins Específicos tem estado no centro de mudanças significativas, não apenas nas abordagens à análise da própria língua, mas também nas abordagens à avaliação de necessidades, objetivos de aprendizagem, metodologias de pesquisa e métodos de ensino. As especificidades e peculiaridades decorrentes da complexidade das áreas científicas de estudo no ensino superior em todo o mundo demonstram a fecundidade deste tipo de pesquisa. Os desafios das Línguas para Fins Específicos correlacionam-se com os do ensino de línguas estrangeiras em geral, no entanto há outros que são mais específicos, uma vez que os aprendentes estão empenhados em satisfazer uma necessidade prática e um propósito particular. O desenho do currículo que se baseia nas características da linguagem em contextos académicos e profissionais específicos pode, assim, servir como apoio fundamental aos professores em sala de aula.

Dado que tanto a aprendizagem como o ensino de Línguas para Fins Específicos no ensino superior merecem um fórum especial para trocar ideias e resultados de investigação, a Conferência Internacional ReCLes.pt 2019 visa promover a investigação nestas áreas e, em particular, realçar as implicações pedagógicas e a importância da análise de língua de registos científicos no âmbito das Línguas para Fins Específicos no ensino superior.

Podemos recorrer a uma variedade de abordagens ao ensino e/ou aprendizagem para incentivar os alunos a fazer uso pleno das suas experiências (plurilingues) e competências linguísticas. Assim, contribuições sobre os seguintes tópicos são incentivadas:

  1. Línguas para Fins Específicos: Turismo e Hospitalidade, Negócios, Língua para Fins Académicos, Direito, entre outras
  2. Os caminhos convergentes e divergentes de CLIL (Aprendizagem integrada de conteúdos e línguas) e Línguas para Fins Específicos no Ensino Superior
  3. Competências (comunicativas) interculturais em espaços multiculturais
  4. Análise de necessidades para desenvolvimento de currículos, avaliação, exames e certificação  
  5. Estratégias de ensino e aprendizagem: motivação, perspetivas críticas, abordagens baseadas em corpora, abordagens interdisciplinares
  6. Línguas e empregabilidade
  7. A política económica das línguas

Submissão de resumos

Os resumos devem ser enviados em inglês e na língua de apresentação, se for diferente.

Por favor, envie um resumo de 350 a 400 palavras com uma breve nota biográfica (máximo de 150 palavras) através do formulário web disponível no site da conferência: http://recles.pt/ no separador, até 30 de abril de 2019.

A notificação de aceitação será enviada até 30 de maio de 2019.


Mesa redonda sobre recolha e reconhecimento de evidência de aprendizagem
Moderadora: María del Carmen Arau Ribeiro

Esta sessão, em inglês, irá dedicar-se à partilha de práticas de sala de aula para avaliação. Os participantes devem estar preparados para partilhar as suas práticas de sala de aula através das quais promovem o envolvimento do estudante na sua própria avaliação multimodal. Deve ser enviado com antecedência UM diapositivo apenas para recles.pt2019intconf@ualg.pt com o assunto “Workshop: nome do participante”. Máximo de participantes com diapositivo: 20. Todos os outros participantes da conferência são bem-vindos para assistir e participar na sessão de perguntas e respostas desta sessão.


Instituições anfitriãs:

  • Centro de Línguas da Universidade do Algarve (CL-UAlg) em associação com
  • Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo - UAlg
  • Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UAlg
  • Escola Superior de Educação e Comunicação – UAlg
  • ReCLes.pt – Associação de Centros de Línguas do Ensino Superior em Portugal

Línguas da conferência:
Português, Inglês, Francês, e Espanhol

Mais informações: http://paol.iscap.ipp.pt/recles/index.php/2019announcement

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas